O turismo religioso norteado pela obra do Cristo Protetor de Encantado terá que esperar mais alguns meses para se concretizar. Isso porque a inauguração oficial do monumento, que estava prevista para ocorrer no início deste ano, foi adiada pela terceira vez.
Conforme o gestor do Complexo do Cristo, Fabrício de Medeiros, inicialmente o objetivo era inaugurar somente a estátua. Em acordo com a Associação Amigos de Cristo e voluntários, optou-se por entregar o atrativo turístico para a comunidade somente quando todo o entorno estiver concluído.
“Foi pensando no bem receber de todos que sentimos a necessidade de ter a estrutura completa para a inauguração. Levando em conta algumas tratativas e as intempéries do tempo, acreditamos que será finalizado entre outubro e dezembro”, explica.
A parte externa da imagem está pronta. Agora seguem os acabamentos internos. O monumento está 90% concluído. Após a construção do pedestal, a equipe dará início ao projeto do complexo. A infraestrutura, segundo Medeiros, possuirá gerador, estação de tratamento, captação de água da chuva, valorização da fauna e flora, banheiros, ambulatório, lojas, alimentação, pavimentação e paisagismo.
“O projeto de toda a estrutura ainda será apresentado para a comunidade. Estamos pensando no melhor para receber os peregrinos e turistas de todas as idades e lugares”, salienta.
Foi após o içamento dos braços e da cabeça do Cristo Protetor, em abril de 2021, que a obra esculpida por Markos Moura, ganhou projeção internacional. Desde então, o símbolo religioso já foi visitado por cerca de 35 mil pessoas de 21 estados do Brasil e 19 países.
Até o momento foram investidos R$ 3 milhões na estátua. O valor é oriundo de recursos privados doados à Associação, e também, da taxa de R$ 20 cobrada dos turistas para ter acesso ao local. As visitas guiadas ocorrem nos finais de semana e em alguns feriados.
“Peço que as pessoas contribuam com essa obra maravilhosa, seja em dinheiro ou de forma voluntária nas visitas guiadas. A maior estátua do mundo sem pedestal é do Vale do Taquari e temos que ter orgulho disso”.
O maior do mundo sem pedestal
O Cristo Protetor de Encantado mede 43,5 metros de altura no total, contando o pedestal que será de 6 metros. Somente o monumento, mede 37,5, sendo assim, o maior do mundo. A envergadura dos braços é de 39 metros.