Casos de dengue aumentam e Arroio do Meio faz mutirão de limpeza

Saúde

Casos de dengue aumentam e Arroio do Meio faz mutirão de limpeza

Secretaria da Saúde já confirmou oito contágios nesta semana. Orientação é que comunidade colabore com a limpeza dos locais públicos e privados

Casos de dengue aumentam e Arroio do Meio faz mutirão de limpeza
Iniciativa já ocorre em cidades com mais casos da doença, como Arroio do Meio (Foto: Divulgação)

Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, ocorrem neste fim de semana. A Secretaria da Saúde, com o apoio do Departamento de Serviços Urbanos, realiza neste sábado, das 7h30min às 11h30min, um mutirão de limpeza no bairro Navegantes, local onde foi confirmado o primeiro caso da doença.
A equipe passará pelas ruas para recolher os objetos descartados das residências a fim de evitar o acúmulo de água parada e possível criação de focos de mosquitos. Até essa sexta-feira, o município já havia contabilizado oito casos de dengue. Foram registrados casos no bairro Navegantes, na Barra da Forqueta, Dom Pedro II, Rui Barbosa e São Caetano.

Até ontem havia outros casos 20 suspeitos. Segundo o secretário da Saúde, Gustavo Kasper, a maior parte dos casos estão concentrados no bairro Navegantes. Todas as contaminações ocorreram dentro da cidade. No ano passado o município registrou apenas três casos suspeitos, que logo foram descartados.

Kasper afirma que o governo atuará de forma intensa para evitar a propagação maior da doença. No feriadão de carnaval, o município intensificou o trabalho de capina e dedetização nos bairros. À noite houve a aplicação de produtos em locais de maior circulação de pessoas e maior incidência. “Agora temos uma situação nova e preocupante. Felizmente, nenhum dos casos necessita de internação hospitalar”.

O secretário reforça ainda que é necessário haver o engajamento da comunidade, pois hoje muitos dos casos coletados foram encontrados em espaços privados. As ações de combate ao mosquito ocorrem ao longo do ano por meio das agentes de saúde e agentes epidemiológicos que realizam quinzenalmente o monitoramento das larvas.

São coletadas amostras em 30 pontos estratégicos como cemitérios, borracharias, ferros velhos, floriculturas e postos de lavagem. Nestes locais são feitas vistorias e eliminação de qualquer ponto de acúmulo de água.

“A principal ação é evitar o acúmulo de água parada, que é onde o mosquito transmissor da doença se reproduz. A comunidade pode auxiliar na limpeza de terrenos, recolhimento de lixo, eliminar pratinhos de vasos de flores, tratar as piscinas, guardar pneus em local coberto e manter as caixas de água bem fechadas. Cada pessoa precisa fazer a sua parte”, reforça Kasper.

Dengue em Lajeado

Com 15 casos de dengue confirmados, segundo dados da Vigilância Ambiental, Lajeado fará um mutirão neste domingo. A iniciativa terá como objetivo localizar e identificar possíveis focos do Aedes aegypti, além de orientar e conscientizar a comunidade. O ponto de encontro será o bairro Bom Pastor, em frente à escola municipal em construção. O município também tem quase 100 casos suspeitos da doença.


Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais