Os Jogos Paralímpicos de Inverno Pequim 2022 começam neste sábado (5). E o Vale do Taquari estará representado nas classificatórias do Snowboard Cross, que iniciá à meia-noite de domingo (6), com transmissão no SporTV2. O lajeadense André Arenhart Barbieri, de 40 anos, fará sua estreia na competição. Além disso, no dia 12 de março, ele participa da categoria banked slalom, que é uma mistura de snowboard cross com slalom gigante.
Barbieri pertence à classificação funcional Sb LL1, dedicadas aatletas com deficiência física que afeta uma das pernas como amputação acima do joelho. Isso dificulta o controle da prancha e sua capacidade de navegar em terreno irregular.
“Ter chegado onde cheguei é resultado do meu esforço. Valorizo ainda mais essa conquista, pois sei que tenho uma turma me ajudando, como família, amigos e patrocinadores”, avalia.
O percurso do snowboard cross é desafiador, com saltos e obstáculos. O melhor dentre os três resultados será utilizado para determinar a colocação na segunda fase, onde será uma disputa em duplas. Os vencedores avançam à próxima etapa para definir o ganhador.
Os jogos
A 13ª edição dos Jogos Paralímpicos de Inverno iniciou na sexta-feira e se estende até o dia 13 de março. Pequim vai receber 650 atletas em busca de uma medalha em seis modalidades: hóquei no gelo, curling em cadeira de rodas, esqui alpino, esqui cross-country, biatlo e snowboard. Essa será a terceira vez que o Brasil participará dos jogos. Nesta edição, serão seis representantes.