Artistas do Vale são finalistas em festival  de canção nativista

CULTURA

Artistas do Vale são finalistas em festival de canção nativista

2º Festival da canção nativista autoral de Caçapava do Sul é um dos maiores do estado

Artistas do Vale são finalistas em festival  de canção nativista
Diego Rodrigues e Grupo Voz, Violão e Cordeona concorrem na final de um dos maiores festivais nativistas do estado

Com a música “Gravata colorada”, o quarteto “Diego Rodrigues e Grupo Voz, violão e cordeona” chega a final do 2º Festival da canção nativista autoral de Caçapava do Sul, na categoria “revelação”. O link para votação popular será disponibilizado durante a live, transmitida nas mídias do festival, dia 6.

Entre as mais de 100 inscrições, a composição de Rodrigues chamou atenção e foi escolhida pelos jurados como uma das 10 melhores. Na votação popular, a música figurou entre as três melhores e chegou a final da competição. Composta em 2005, “Gravata colorada” só foi gravada no ano passado. Na época em que fez a letra, Rodrigues morava em São Gabriel. Quando ele saiu da cidade para morar em Estrela, em 2007, parou de cantar. Por isso, a música ficou na gaveta.

“Voltei aos palcos no final de 2020. Através de amigos em comum, acabei formando o grupo Voz, Violão e Cordeona”, conta Rodrigues. Quem também canta e assume o violão é Vinícius de Freitas.

Na percussão está Ermídio Soares e na gaita, Wiliam Farias. Os artistas são das cidades de Estrela e Arroio do Meio.

Disponível no Instagram e Youtube, a canção conta a história da Revolução Guaranitica, da Revolução Farroupilha e Revolução Federalista. O nome da música faz referência ao ato que era feito pelos Maragatos, que usavam lenço vermelho, ao capturar seus inimigos Pica-Paus, que usam lenço branco. Para os compositores, a letra fala sobre o orgulho do povo gaúcho, sua história e cultura.


Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais