Com a música “Gravata colorada”, o quarteto “Diego Rodrigues e Grupo Voz, violão e cordeona” chega a final do 2º Festival da canção nativista autoral de Caçapava do Sul, na categoria “revelação”. O link para votação popular será disponibilizado durante a live, transmitida nas mídias do festival, dia 6.
Entre as mais de 100 inscrições, a composição de Rodrigues chamou atenção e foi escolhida pelos jurados como uma das 10 melhores. Na votação popular, a música figurou entre as três melhores e chegou a final da competição. Composta em 2005, “Gravata colorada” só foi gravada no ano passado. Na época em que fez a letra, Rodrigues morava em São Gabriel. Quando ele saiu da cidade para morar em Estrela, em 2007, parou de cantar. Por isso, a música ficou na gaveta.
“Voltei aos palcos no final de 2020. Através de amigos em comum, acabei formando o grupo Voz, Violão e Cordeona”, conta Rodrigues. Quem também canta e assume o violão é Vinícius de Freitas.
Na percussão está Ermídio Soares e na gaita, Wiliam Farias. Os artistas são das cidades de Estrela e Arroio do Meio.
Disponível no Instagram e Youtube, a canção conta a história da Revolução Guaranitica, da Revolução Farroupilha e Revolução Federalista. O nome da música faz referência ao ato que era feito pelos Maragatos, que usavam lenço vermelho, ao capturar seus inimigos Pica-Paus, que usam lenço branco. Para os compositores, a letra fala sobre o orgulho do povo gaúcho, sua história e cultura.