O debate sobre as concessões rodoviárias da ERS-130, ERS-129 e RSC-453 parece interminável. E o mês de março será crucial para o governo estadual bater ou não o martelo. A intenção do governador é lançar o edital em abril, com a perspectiva de finalizar todo o tramite até novembro deste ano. Mas, para isso, é preciso chegar a um consenso (ou uma trégua) entre as regiões alta e baixa do Vale do Taquari, sob o risco de todo o processo ruir diante das brigas internas e externas entre agentes públicos e privados.
Neste enrosco todo, a ERS-332, a rodovia estadual que liga Encantado a Arvorezinha e é responsável pelo escoamento do principal polo ervateiro do sul do Brasil, surge como um dos principais entraves para o consenso. Ontem, durante o programa Frente e Verso, o presidente da CIC/VT, Ivandro Rosa, apresentou uma nova sugestão para apaziguar os ânimos. Ele sugere que a ERS-332 sirva como um “projeto piloto” para a implantação do sistema de Free Flow (cobrança automática e sem praças de pedágio) no Estado. E eu assino embaixo.
Carpa ou Tilápia?
A cidade de Roca Sales convida a população para a 12ª Fecarpa, a feira que reforça o protagonismo da cidade na área da piscicultura. Os detalhes do evento estão no caderno A Hora Cidades de hoje. O curioso, porém, é a possibilidade de mudança no nome e no foco da feira. Ocorre que o município é o 12º no ranking de produção de carpa no Estado, e será o 5º na produção de tilápia. Indiferente da espécie, mais de 200 toneladas de filé de peixe são produzidos por ano na cidade.
• O Hospital Bruno Born (HBB) ficou novamente entre os 100 melhores hospitais do Brasil em um levantamento feito pela revista norte-americana Newsweek, com mais de dois mil hospitais de 27 países. Entre as cidades gaúchas com menos de 100 mil habitantes, o nosso HBB é o primeiro.
• A empresária Renata Galiotto é cotada para assumir a presidência da Câmara de Indústria e Comércio do Vale do Taquari (CIC/VT). A indicação deve partir da região de Encantado. Mas, em função dos compromissos profissionais, a nomeação dela é considerada muito difícil. Eu faço votos para que ela assuma. Aliás, seria a primeira mulher na história a comandar a importante entidade regional.
• Os vereadores de Lajeado acertaram em cheio. A derrubada do veto do prefeito ao projeto do vereador Márcio Dal Cin (PSDB), que prevê regras nas pavimentações para um maior conforto aos cadeirantes, é um gesto de solidariedade e empatia. Parabéns a todos.
• Nos bastidores, a informação é que Marcia Scherer e Carlos Rafael Mallmann podem disputar as prévias do MDB regional para a escolha do candidato a deputado estadual. Paulo Kohlrausch, prefeito de Santa Clara do Sul, também era cotado. Porém, ele desistiu.
• O governo de Lajeado aumentou o número de integrantes do Comitê Gestor do Plano de Revitalização do Centro Histórico. Com a mudança, ingressam no grupo os representantes da Univates Cristiano Zluhan Pereira e Jamile Weizenmann.
• O Vale do Taquari pode receber novos servidores da Susepe. A previsão é que o Estado envie dois agentes (um homem e uma mulher) para atuar no Presídio Estadual de Lajeado, e outras duas agentes para o Presídio Feminino de Lajeado. Aguardemos.
• Nova data. Os agentes responsáveis pela obra do Cristo Protetor querem inaugurar o complexo turístico e religioso em setembro. Entretanto, alguns deles temem a proximidade com o pleito de outubro e a possível presença de candidatos no evento.
• Até o fechamento desta edição, a UTI Covid do Hospital Bruno Born (HBB) registrava a internação de um paciente. Outros dois estavam na ala de Internação Covid, e seis no setor de Observação Covid da mesma casa de saúde.