A Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Lajeado divulgou o balanço da Operação Carnaval 2022. Durante os seis dias de fiscalização, foram registrados 11 acidentes, um a menos que no ano passado. Contudo, o destaque ficou por conta das ocorrências consideradas graves, ou seja, quando há mortes ou feridos. A redução chegou a 66% em relação a 2021 e bateu recorde histórico.
Não houve óbitos no trecho da BR-386 sob responsabilidade da PRF local, entre Victor Graeff e Nova Santa Santa Rita. 1.286 veículos e 1.429 pessoas foram fiscalizadas. Entre as principais infrações flagradas, ultrapassagens forçadas ou em local proibido, falta de uso do cinto e embriaguez ao volante.
Em relação ao álcool, 34 condutores acabaram autuados. Seis pessoas foram presas, com destaque para a apreensão de uma carreta de cigarros contrabandeados e cinco quilos de cocaína e crack, As detenções ocorreram em Lajeado, Montenegro e Soledade.
Análise
Para o chefe da delegacia, Paulo Reni da Silva, os números refletem os esforços nas ações policiais, tanto em educação para o trânsito, quanto em fiscalização de trânsito. “Nenhum resultado é fruto de ações isoladas. A ação de cada usuário, seja ele pedestre, ciclista, condutor ou passageiro colaborou para que fosse possível a melhora dos números”, conclui.