As iniciativas da Unimed VTRP voltadas à inovação vão muito além das iniciativas voltadas à interação com startups, como o Vibee e o programa InnovatiOn. As conversas sobre o tema são constantes e sistemáticas, em uma metodologia voltada para que a cultura de inovação se torne perene e permeie todos os setores da organização.
Uma dessas iniciativas é o Mesa Redonda, que promove discussões mensais no Laboratório de Inovação – LABS VTRP. Na semana passada, o evento ocorreu nos formatos online e presencial, com discussões sobre a cultura do erro e sobre como os problemas do dia a dia podem ser resolvidos com ajuda do improviso e da criatividade.
Embargos à Rússia afetam proteína brasileira
O ataque da Rússia à Ucrânia motivou uma série de sanções econômicas ao país comandado por Vladimir Putin, trazendo consequências diretas e indiretas para o Brasil. Uma das principais medidas foi a exclusão de sete bancos russos do sistema Swift, plataforma que padroniza as informações financeiras e conecta 11 mil instituições de mais de 200 países. Fora do Swift, a transferência direta de dinheiro entre produtores russos e seus compradores fica bloqueada.
Em entrevista ao programa Frente e Verso na Rádio A Hora, o presidente da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), José Eduardo Santos, apontou impactos para a cadeia produtiva do segmento. A Rússia está entre os dez principais exportadores de aves brasileiras. No ano passado, 105 mil toneladas de carne de frango embarcaram para o país e a expectativa era de elevação no volume em 2022.
Em fevereiro, Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e ApexBrasil realizaram forte campanha de promoção da carne de frango e suína de origem nacional em Moscou. Com a guerra, os planos de ampliar a participação brasileira no mercado russo ficam suspensos, uma das muitas consequências para o Brasil do conflito no Leste da Europa.