O mês que se iniciou ontem será decisivo para as próximas gerações do Vale do Taquari. O governo estadual pretende lançar em abril o edital de concessão das rodovias pedagiadas, e os líderes regionais ainda estão muito distantes de um consenso. A disputa de valores e egos entre prefeitos das regiões alta e baixa do Vale é apenas um ingrediente neste enrosco todo. Empresários, líderes de entidades e a própria sociedade em geral também divergem e muito acerca dos planos pré-anunciados pelo governador Eduardo Leite (PSDB). E tudo precisa ser resolvido nas próximas quatro semanas. E a pergunta é: haverá tempo e maturidade para isso?
Aldir Blanc para quem precisa (e merece)
A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que institui a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, com repasses anuais de R$ 3 bilhões da União a estados e municípios para ações no setor. É um movimento interessante. Entretanto, a lei não pode servir de muleta para custear “caprichos” pessoais de quem não é tão envolvido assim com a arte. E tampouco deve custear todo e qualquer projeto, sem uma análise mais aprofundada acerca da relevância, impacto social e qualidade dos trabalhos propostos. Acima de tudo, a boa arte se paga. E pagar por qualquer coisa (e para qualquer um) é um crime contra a própria arte. Doa a quem doer.
• A Associação Mães e Pais pela Democracia quer o retorno do sistema autoritário (e nada democrático) que cobra a obrigatoriedade do uso de máscaras pelas crianças com até 12 anos. Ora, ninguém está proibindo o uso de máscaras pelos filhos dos “pais e mães democráticos”. Pelo contrário. O novo decreto garante liberdade para isso. Basta querer.
• O CPERS também não surpreende a ninguém e se manifesta contra a liberação do uso de máscaras para crianças de até 12 anos. Para tal, divulgam o apoio de nove entidades (muitas desconhecidas do público geral) que historicamente abraçam toda e qualquer pauta sindical. Ou seja, não há nada de novo no front.
• Apenas as cidades de Forquetinha e Canudos do Vale não integram a lista de filiados à Associação dos Municípios de Turismo do Vale do Taquari, a nossa estimada e importante Amturvales.
• Forquetinha, aliás, sofreu um duro golpe no turismo. O Parque Christoph Bauer sofreu com o vendaval do fim de semana. E o prejuízo causado pelo destelhamento de alguns prédios será avaliado nos próximos dias.
• Devido ao “feriado” de carnaval, a sessão plenária da Câmara de Lajeado ocorre hoje, a partir das 17h.