O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, fará um pedido oficial para a Ucrânia ingressar na União Europeia. A assinatura do documento ocorreu nesta segunda (28). Zelensky pede ao bloco que permita que o país se torne membro por meio de um procedimento especial. Como se defende da invasão das forças russas, que tentam tomar a capital, Kiev, o mandatário quer que a Ucrânia tenha ingresso imediato no bloco econômico.
O primeiro-ministro da Ucrânia, Denys Schmyhal, afirmou em suas redes sociais que a “esta é a escolha da Ucrânia e do povo ucraniano. Nós mais do que merecemos.”
Президент @ZelenskyyUa підписав заяву на членство України в Європейському Союзі.
Це вибір України й українського народу. Ми цього більш ніж заслуговуємо. pic.twitter.com/5Z5nbevtfS— Denys Shmyhal (@Denys_Shmyhal) February 28, 2022
Na manhã desta segunda, ocorreu o primeiro encontro entre diplomatas da Ucrânia e da Rússia para tentar um acordo de paz. As delegações dos dois países se reuniram na fronteira com Belarus, mas não conseguiram firmar acordos para o fim do conflito. De acordo com o assessor presidencial ucraniano, Mykhailo Podolyak, os representantes retornarão às suas capitais para organizarem uma segunda rodada de negociações.
Os países estão em guerra há cinco dias, desde que forças russas invadiram o território ucraniano.