O prédio do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (Ciop) está pronto desde metade do ano passado. No entanto, ainda não está apto para receber os policiais. Projetado para reunir a central de monitoramento de Lajeado, Santa Clara do Sul, Encantado e Arroio do Meio, o complexo começou a ser construído em 2019.
Segundo o comandante do 22º Batalhão de Polícia Militar (22º BPM), tenente-coronel Alessandro Bernardes, o trâmite burocrático atrasou a compra do mobiliário e equipamentos para o Ciop. “O local está pronto, com todas as divisões necessárias, de acordo com o projeto. Hoje é só um detalhe no que diz respeito a instalação de energia elétrica e a compra dos equipamentos.”
O oficial realça que o alvará para uso do imóvel foi finalizado e o Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) está em elaboração.
Desde que assumiu o 22º BPM, Bernardes afirma que a inauguração do Centro Integrado é prioridade. “Só falta o lançamento do edital para licitação dos equipamentos. Se tudo der certo, esperamos iniciar o trabalho até a metade deste ano.”
A secretaria municipal de Segurança de Lajeado elabora o termo de referência para abertura da licitação. A construção custou mais de R$ 800 mil e tem 455 metros quadrados, compostos por garagem no térreo, sala de videomonitoramento, de reuniões e de rádio no segundo andar e no terceiro piso, o alojamento, sala do Pelotão de Operações Especiais, banheiros e vestiários.
Tecnologia na segurança
Para Bernardes, o Ciop representa um avanço na segurança pública tanto para Lajeado quanto para o Vale do Taquari. A unidade comportará toda a tecnologia compartilhada pelos órgãos de segurança, como BM, Polícia Civil, polícias rodoviárias, bombeiros, Secretária de Segurança Pública e Departamento de Trânsito.
“Teremos, de forma integral, o monitoramento das entradas e saídas dos municípios, principalmente Lajeado, que tem mais câmeras”, diz. Com o uso das imagens das câmeras, crimes foram solucionados e outros evitados.
O comandante comenta ainda que o número de câmeras deve aumentar nas cidades que já integram o Centro. “Lajeado e Encantado já nos sinalizaram com essa possibilidade”, comenta.
A iniciativa faz parte do projeto de cercamento eletrônico por meio do Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM). Lajeado está entre as 25 cidades do RS que terão unidades regionais. A estratégia promete articular todos os sistemas municipais de monitoramento com a cúpula da segurança estadual.
Quatro anos de espera
O Centro Integrado foi projetado em 2018 pelas equipes de segurança do Vale do Taquari. A ideia inicial era de que o local fosse finalizado e entrasse em operação até o fim daquele ano. A construção foi por meio de parceria entre órgãos públicos, conselhos e sociedade civil organizada.
As prorrogações para término do centro ocorreram devido a falta de verbas e também a chegada da pandemia, em março de 2020. O Centro fica na Rua Júlio May, no Centro de Lajeado, dentro do quartel do 22º BPM.
Objetivos
• Trazer mais precisão e velocidade para operações policiais, com o apoio de tecnologias;
• Estratégias e planejamento de segurança para grandes eventos;
• Redução de tempo resposta para atendimento de ocorrências;
• Integrar informações;
• Padronizar operações;
• Uso de correto de recursos;
• Otimizar gestão organizacional;
• Compartilhar base de dados, imagens e informações.
Saiba mais:
– O Centro será usados para desenvolver operações integradas da polícia, de forma preventiva e repressiva;
– Sala de gestão de crise será usada para reuniões de decisões rápidas dos órgãos de segurança;
– Imagens das câmeras de videomonitoramento, concentradas no local, serão utilizadas para investigações policias e prevenção de crimes.