Passados os dez primeiros dias letivos de 2022, as impressões e expectativas dos cerca de 180 estudantes e dos professores da Unidade de Ensino Médio Gustavo Adolfo – Campus Univates são as melhores. Mais ainda para as turmas do 1º ano, que vivem experiências transformadoras com o novo EM: grade curricular com conteúdos e propostas interdisciplinares, e metodologia instigante, somadas ao ambiente universitário, que proporciona desafios e responsabilidades, e os motivam a ser protagonistas.
Para a coordenadora do Ensino Médio do GA, Rosilene König, o principal sentimento que norteia a rotina de estudantes e professores do novo EM na Univates é felicidade. “Depois de alguns anos projetando e consolidando essa proposta inovadora, todos passam a vivenciá-la na prática. O momento ainda é de expectativas e um pouco de ansiedade para saber tudo que terão acesso, mas todos já curtem e aproveitam as novidades pedagógicas e logísticas”, destaca.
Crescimento para estudantes e professores
O professor de Artes, Linguagem e Teatro, Pablo Capalonga, salienta que os estudantes estão bastante curiosos e abertos às novas propostas. “As disrupturas provocadas pelo novo EM ainda geram certo estranhamento, pois eles vêm de um modelo mais formal de ensino. Mas, na medida que as atividades acontecem, percebem o quanto têm para se desenvolver e conquistar seus objetivos. E o fato de estarem na Univates, com toda a estrutura à disposição, fará total diferença no crescimento de todos. Para nós, educadores, também é um grande aprendizado”, reforça.
A educadora da Área das Linguagens do novo EM, Janine Müller, salienta que os alunos começam a entender que precisam ter uma posição mais ativa quanto à própria aprendizagem. “Eles estavam acostumados a um ensino mais segregado, com divisão de disciplinas. Hoje, começam a perceber que todos os conteúdos podem ‘conversar’ e o estudante é motivado a pensar fora da caixa. Não é uma tarefa fácil, mas todos estamos empenhados nessa proposta”, enfatiza. “Sem contar que estão muito empolgados com a nova rotina no campus da Univates.”
“A gente se sente um pouco universitário”
A estrutura da universidade também se transforma e se renova com as turmas de EM do GA. Basta circular por corredores, salas de aulas e de treinamentos, laboratórios e espaços abertos para notar a presença dos estudantes com seus uniformes azuis e brancos. Uma nova experiência que promete ser bem aproveitada pelos colegas do 1º ano do EM, Manuela Conte Feil e Yago Rafael Beck Berté, que iniciaram seus estudos no GA este ano.
Manuela reforça que para ela tudo é novidade. “Primeiro, minha família decidiu me matricular aqui quatro dias antes do início das aulas. E esse ano estamos vivenciando muita coisa nova. O próprio fato de ser na Univates torna tudo ainda mais desafiador. Dá uma pouco de ansiedade, porque é tudo novo, mas estou bem feliz e empolgada. Acredito que teremos grandes oportunidades”, aposta.
Yago admite ter ficado um pouco assustado com tantas novidades, mas que já está familiarizado com a nova rotina. “Eu sempre pensei em cursar Medicina e agora essa vontade aflorou. Com as aulas na Univates, com a responsabilidade que precisamos ter aqui, como ficar atento aos horários de aulas e atividades, por exemplo, a gente se sente um pouco universitário”, brinca.