Lajeado registra três casos de dengue e entra em situação de alerta

Saúde

Lajeado registra três casos de dengue e entra em situação de alerta

situação é de alerta para os moradores, que devem fazer a sua parte dando atenção a focos do Aedes aegypti, que em geral ficam localizados nas residências, especialmente nos pátios onde há água acumulada

Lajeado registra três casos de dengue e entra em situação de alerta
(Bianca Mallmann/Arquivo A Hora)

Com a confirmação de três casos de dengue, além de outros 27 que aguardam confirmação, o governo de Lajeado intensificou as ações para o combate ao mosquito da dengue. A situação é de alerta para os moradores, que devem fazer a sua parte dando atenção a focos do Aedes aegypti, que em geral ficam localizados nas residências, especialmente nos pátios onde há água acumulada.

Segundo a coordenadora da Vigilância Ambiental, Catiana Lanius, o município registrou casos neste ano mais cedo do que em 2021. Como ainda há um período longo de calor, ela estima que serão registrados mais casos do que no ano anterior.

“Todos devem colaborar para podermos evitar a proliferação descontrolada do mosquito. A melhor forma de se proteger é evitar que o mosquito se desenvolva. Apenas com a colaboração de todos na eliminação de qualquer depósito que possa acumular água será possível diminuir a ocorrência de novos casos”, explica.

Em 2021, os primeiros casos suspeitos de dengue surgiram em abril, mês em que foram registrados 15 casos confirmados de 33 notificados. Em maio já eram 53 notificações com 16 casos confirmados. No dia 1º de maio de 2021, um mutirão foi organizado para conscientizar a população sobre a relevância de manter as casas sem água.

A existência de casos confirmados já em fevereiro em 2022 indica a possibilidade da transmissão da doença para um número maior de pessoas. Além disso, os primeiros casos de 2021 eram importados, ou seja, de pessoas que se contaminaram fora do município. Já agora, os 3 casos confirmados são autóctones, ou seja, de pessoas que se contaminaram na cidade.

O alerta deve ser reforçado para os moradores dos bairros Bom Pastor, Olarias e Conventos, onde se concentram os casos confirmados, e para os bairros, Florestal, Montanha, Universitário, Americano, Moinhos D´Agua, Centenário e Conservas, onde há casos suspeitos.


Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais