Secretária pede exoneração em meio a impasse sobre evento

POLÍTICA

Secretária pede exoneração em meio a impasse sobre evento

Titular da pasta de Cultura, Esporte e Lazer afirma que decisão foi pessoal e não houve ruptura com governo. Cancelamento do festival de balonismo foi o estopim para desligamento

Secretária pede exoneração em meio a impasse sobre evento
Governo tomou decisão de não autorizar shows no Porto durante licença de saúde da secretária (d)

A confirmação da saída de Carine Schwingel da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) deve ocorrer nos próximos dias. A responsável pela pasta ainda precisa efetivar o pedido de desligamento e o prefeito Elmar Scnheider, que está em férias, ratificar a exoneração.

De forma oficial, ela ainda é a titular da pasta e está em licença para tratamento de covid-19. Carine afirma ter pedido exoneração na sexta-feira passada, 18. Ela estudava a possibilidade de assumir a Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis).

O diretor da escola Vidal de Negreiros e candidato nas últimas eleições municipais, Joel Mallmann, é o mais cotado para assumir a Secel. O titular da Sedis permanece em aberto, no momento, a cargo do vice-prefeito João Schäfer de maneira provisória.

Carine decidirá até o próximo mês sobre os próximos passos, mas indica que permanecerá na política. Há possibilidade de assumir outro cargo público ou trabalhar em uma candidatura, já que é ano eleitoral.

Balonismo cancelado

O estopim para o desligamento foi o cancelamento do 1º Festival de Balonismo, agendado para 10 de março. “O MDB continua no governo. Não é um rompimento, é uma decisão pessoal e, claro, com essa questão do evento intensificou”, afirma Carine.

Nota emitida pelo governo no sábado, 19, esclarece que a apresentação dos artistas Dilsinho e Ferrugem não tem autorização para ocorrer no Porto de Estrela. Os shows estavam marcados para 12 de março e faziam parte da programação do festival. A organização decidirá nos próximos dias o local das atrações musicais. Já o encontro de balonistas está cancelado.

Sem as atrações musicais na área portuária, a produtora responsável pelo festival de balonismo cancelou o evento que estava com pouca adesão. O show ocorrerá na mesma data, em um espaço privado. A produtora deve anunciar o novo endereço nos próximos dias.

“Se não for em Estrela, será no local mais próximo possível”, diz o produtor Talles Martins. “Quem comprou o ingresso, pode ficar tranquilo que o show vai acontecer”, acrescenta.

Outras apresentações musicais marcadas para o festival de balonismo serão canceladas. O público que já comprou bilhete deve pedir o ressarcimento junto à empresa Point Produções.

Não há contrato, diz governo

Uma reunião entre a Point, os representantes jurídicos da produtora e o procurador de Estrela, Rodolfo Agostini, ocorreu na manhã de ontem. Agostini afirma que não há nenhum documento firmado entre o governo e a empresa. “Tem que ter um termo de cessão de uso, ou contrato assinado. Nessa ocasião, não ocorreu”, diz o procurador.

Ele ainda afirma que houve um expediente interno sobre a cessão de uso da área portuária, mas o trâmite não teve seguimento. O festival estava previsto no calendário oficial de eventos do município.


Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais