Com o lápis na mão, o estudante Leonardo de Freitas Birkheuer, 18, coloca seus sentimentos no papel. Desenhista desde criança, mistura a realidade com a ficção na hora de criar e, neste mês, expõe seus trabalhos na Casa de Cultura de Lajeado, com o nome “Traços de Realismo”, com visitação gratuita, de segunda à sexta-feira.
Natural de Arroio do Meio, o jovem aprendeu a técnica com o incentivo do pai, e cria trabalhos em temáticas como paisagens, personalidades famosas e animais. Leonardo aprendeu a desenhar aos 2 anos e, aos 15, melhorou as técnicas. “Gosto de transformar as coisas e pessoas em artes visuais”, conta.
O jovem destaca que utiliza a técnica do realismo, e procura deixar o desenho idêntico à uma imagem. Na hora de finalizar, gosta de usar nanquim, uma caneta especial para desenho. Mesmo ainda jovem, já é reconhecido pela sua arte e é por meio dela que procura se expressar.
Esta é a primeira vez que expõe os seus desenhos. Antes disso, só havia mostrado o trabalho para família, amigos e professores. “Essa exposição na Casa de Cultura é algo importante pra mim, é emocionante, empolgante e significativo”.
Na hora de desenhar, Leonardo diz ser necessário ter paciência e persistência. Ele acredita já ter feito mais de 200 desenhos e os que mais se destacam são os dos deuses gregos, como Zeus, Poseidon, Hades e Atena. Na Casa de Cultura são cerca de 30 obras em exposição.