Eduardo Leite e a presidência

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Eduardo Leite e a presidência

A notícia que ainda não é notícia foi um dos principais fatos dessa sexta-feira. Eduardo Leite (PSDB), o governador gaúcho, já estaria com dois pés dentro do PSD, partido liderado em âmbito nacional por Gilberto Kassab. Na quarta-feira, um evento em Canoas deve confirmar a filiação de alguns nomes do chamado núcleo duro do chefe do Executivo estadual. Entre eles, o secretário de Apoio à Gestão Administrativa e Política, Agostinho Meireles.

Outros dois secretários estaduais devem ingressar na sigla, o que reforça ainda mais a tese de que Leite será mais um presidenciável. E a possibilidade já assusta as vias que já estavam mais ou menos consolidadas para o pleito geral de outubro. O PT de Lula, e o PL de Jair Bolsonaro, sabem que o carisma e a postura polida e aberta ao lado social e empresarial do governador gaúcho são fatores de alto risco para as pretensões de ambas as siglas.

Definitivamente, Leite pode bagunçar o tabuleiro que parecia estagnado e colocar sangue novo nas eleições. Afinal, o ex-prefeito de Pelotas é considerado a terceira via dos sonhos de muitos eleitores.


Caumo segue na prefeitura

A Executiva Municipal do PP de Lajeado rechaça a possibilidade de utilizar o pleito geral deste ano para “medir” a aceitação de um possível candidato (ou candidata) a prefeito (a) em 2024. A suspeita foi citada por este colunista na edição de ontem, após o PP lajeadense anunciar que a vice-prefeita, Gláucia Schumacher, e o vereador, Isidoro Fornari, são os nomes do partido para concorrer a uma vaga na assembleia gaúcha. Sobre todo este enredo, apenas uma certeza: Marcelo Caumo (PP) não será candidato a deputado em 2022.


G18 e a Amvat

A reunião entre prefeitos da região alta do Vale do Taquari e o presidente da Amvat, Sandro Hermann (PP), não foi tão tensa como as expectativas apontavam. O encontro em Anta Gorda ocorreu nessa sexta-feira e serviu para que os gestores defendessem, mais uma vez, a inclusão da ERS-332 no plano de concessões, e para reforçar o descontentamento com a manutenção da praça de pedágio em Encantado. Além disso, o G17 (formado pelos municípios daquela região) virou oficialmente G18, com o ingresso de Guaporé no grupo.


Esforço em vão

Uma reunião entre representantes da comunidade de Boa Esperança, em Cruzeiro do Sul, e o promotor de justiça da Comarca de Lajeado, Sérgio Diefenbach, terminou em decepção para os moradores daquela localidade. Segundo eles, o representante do Ministério Público foi bastante “realista” e deixou claro que o processo de concessão das rodovias estaduais tramita dentro da legalidade, e que as reivindicações precisam ficar no âmbito político e nas pressões populares, que são legítimas.


Uma candidata para o RS

O Rio Grande do Sul já foi governador por uma mulher, Yeda Crusius. No pleito deste ano, uma nova mulher deve tentar a principal cadeira do Executivo gaúcho. Diretórios municipais do partido Cidadania formalizaram, na quinta-feira, às executivas Estadual e Nacional do partido, a indicação para que a deputada estadual Any Ortiz concorra ao Governo do Estado. Na avaliação dos presidentes que assinaram o documento, ela tem um “perfil de líder que se encaixa perfeitamente à exigência do nosso tempo”, reunindo as “virtudes necessárias para conduzir o Estado”, com “energia, visão, experiência, atitude e uma genuína conexão social”.


• A vereadora Andressa de Souza (MDB) comprou uma briga de graça em Encantado. Na sessão plenária de segunda-feira, a ex-presidente do Legislativo criticou a organização de um protesto realizado em 2021, junto à praça de pedágio da ERS-129. Ela afirmou que sentiu “vergonha” devido à “desorganização” do evento. E os moradores que participaram do evento repudiaram veemente a infeliz fala da parlamentar.
• Nos bastidores, a informação é que o aguardado 1º Festival de Balonismo de Estrela será cancelado. A programação também prevê shows nacionais no Porto de Estrela.
• A decisão da justiça que exigiu esforços extras da RGE para reestabelecer a energia elétrica no interior de Estrela surtiu efeitos ainda maiores do que a própria exigência judicial. Na tarde dessa sexta-feira, o presidente da concessionária visitou pessoalmente o gabinete do prefeito, Elmar Schneider (PTB), e anunciou uma série de melhorias. De fato, eles sentiram o “bafo na nuca”.
• A segunda-feira será especial na Câmara de Vereadores de Estrela. O parlamento completa 140 anos de história. Ex-parlamentares também foram convidados para a homenagem. O legislativo estrelense iniciou no dia 21 de fevereiro de 1882 com a presença de sete vereadores: Tristão Gomes da Rosa, Henrique Theodoro Rohenkohl, Patrício Antônio Rodrigues, Jorge Carlos Lohmann, Miguel Ruschel, Bento Manoel Azambuja e Luiz Paulino de Morais.


Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais