As férias pedem um descanso e, muitas vezes, até mesmo os exercícios físicos são deixados de lado no verão. Depois de algumas semanas sem treinar, a retomada não é tão simples, e também exige cuidados. Por isso, o investimento em atividades prazerosas ligadas à saúde, assim como uma boa alimentação e acompanhamento de amigos ou profissionais de saúde são importantes na hora de recolocar a prática na rotina diária.
O profissional de Educação Física Guilherme Caliari destaca que, nesta época do ano, o cuidado com as altas temperaturas também é necessário, e dá dicas para quem quer voltar à ativa.
De acordo com ele, o primeiro passo é procurar uma atividade que a pessoa goste, como academia, natação, vôlei, futebol, e praticar em um ambiente adequado. Além disso, Caliari sugere investir em materiais esportivos. “Investir nisso é investir em saúde. Comprar uma bicicleta nova, um relógio bom, que marque o teu treino. Essa parte é também emocional e pode ser um incentivo na hora de voltar”, ressalta.
Assim como a procura por um personal trainer, uma assessoria especializada na área ou o auxílio de um educador físico. O acompanhamento de um amigo ou familiar também é interessante na hora de praticar atividades físicas, porque um pode sempre incentivar o outro.
Mas, se alguns preferem parar com as atividades durante as férias, outros buscam não perder o ritmo mesmo durante uma viagem. Atividades ao ar livre podem ser uma boa opção nestas situações, sempre com cuidados como tênis adequados mesmo para caminhar na área, e proteção solar.
A bicicleta é uma boa opção para quem está viajando. “Também é bom fazer ao menos uma caminhada, um bom alongamento, exercícios de flexão de braços, apoio, que utilizam o próprio peso do corpo e podem ser feitos em casa”.
Nesta época do ano, os exercícios na água também são muito procurados e, na hora de sair de casa, é importante estar com roupas leves e procurar horários menos quentes como o início da manhã ou o fim do dia.