Agrofeira começa hoje com destaque ao turismo e produção

SÉRIO

Agrofeira começa hoje com destaque ao turismo e produção

Lançamento e degustação do refrigerante de pitaya são atrações na abertura da feira hoje à noite

Agrofeira começa hoje com destaque ao turismo e produção
Produtores lançaram refrigerante de pitaya na abertura da Agrofeira, no no passado

Expor os potenciais turísticos e a força da produção agrícola são propósitos da Agrofeira e Colheita de Pitaya. O evento inicia hoje e segue até domingo, 20, com shows regionais, passeios em propriedades, escolha das soberanas e lançamento do refrigerante de pitaya.

A iniciativa é do governo municipal com apoio de diferentes setores da comunidade. Neste primeiro dia de atrações, a Rádio A Hora fará o programa Frente e Verso direto da feira. Com apresentação de Fernando Weiss e comentários de Rodrigo Martini, a transmissão, a partir das 8h, conta com a presença de autoridades locais e produtores.

Na parte da tarde, o município sedia a primeira reunião do ano do G-8. Conforme o prefeito Sidnei Moisés de Freitas, o planejamento da feira iniciou no ano passado, por inspiração após ida a Guaporé, onde conheceram projetos na área da piscicultura.

“Aquela imersão fez refletir sobre a possibilidade de um evento para apresentar nossos potenciais na criação de peixes, turismo e cultivo de pitaya. Reunimos líderes da comunidade e tivemos amplo apoio”, conta Freitas.

Sobre a produção de pitaya, Freitas reforça ser uma das apostas de diversificação no município. Para colocar em evidência essa característica, o Executivo obteve por meio de projeto de lei a denominação da cidade como Terra da Pitaya e Serra dos Vales.
Ainda de acordo com o prefeito, também estão confirmados shows como Elton Saldanha, Diego Rodrigues e Kleber Oliveira. A estrutura da feira foi montada no complexo do ginásio poliesportivo municipal. Não haverá cobrança de ingresso.

Refrigerante de pitaya

A fruta destaque da feira começou a ser produzida com finalidade comercial há quatro anos. Os 8 produtores cultivam 12 mil plantas e estimam colher 50 toneladas de pitaya no ciclo atual. Em parceria com a Unisinos é desenvolvido um projeto para criar produtos a partir da fruta.

De acordo com o presidente da associação de produtores, Arnesto Favaretto, além do refrigerante que será apresentado hoje à noite, também está em fase de testes o vinho e espumante a partir de pitaya.

“Nossa expectativa é muito boa. Estamos em um dos melhores momentos na produção. Além dos produtos por meio da associação, também vamos comercializar bolo, pão, cuca, sorvete, geleias, suco e bolo trufado.”

Pioneiro na atividade, Roberto Carlos Aroldi destaca os bons rendimentos da fruta. O produtor possui área com 2 mil pés de pitaya e iniciou a colheita da primeira florada. Ao todo, são até 7 etapas durante o verão. Apesar da preocupação com os efeitos da estiagem, até o momento os resultados são animadores e a qualidade se equipara a outras colheitas.

O produtor investiu cerca de R$ 20 mil em 2019 na aquisição de mudas, postes e preparo do solo. “Não tem segredo, é uma planta de fácil manejo, apenas tem de ficar de olho nos insetos e na polinização”, orienta Aroldi.

Programação

SEXTA-FEIRA, 18
19h – Abertura oficial
21h – Show de Elton Saldanha

SÁBADO, 19
10h – Abertura do parque, atrações locais, City Tour
11h – Show de Diego Rodrigues e grupo
13h – Encontro de carros antigos e atrações locais
16h – Show da banda Franchicos, encontro de motociclistas e City Tour
18h – Coquetel das soberanas
19h – Escolha da nova corte
21h – Baile com a banda Champion

DOMINGO, 20
9h – Missa estilo sertanejo e Passeios da Colônia
10h – City Tour
11h – Sorteio da premiação da Acias
13h – City Tour
15h – Show Banda Eletro Rádio
16h – City Tour
18h – Show de Kleber Oliveira
20h – Show DJ Karine Larré


Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais