Projeto de Lajeado oferece profissionalização a estudantes da EJA

Educação

Projeto de Lajeado oferece profissionalização a estudantes da EJA

Alunos recebem curso de Assistente Administrativo. Iniciativa conta com parceria entre FOK, IFSul e governo de Lajeado, por meio de edital do governo do estado

Projeto de Lajeado oferece profissionalização a estudantes da EJA
Curso busca preparar jovens e adultos para o mercado de trabalho

Para incentivar o estudo e facilitar a inserção dos jovens e adultos no mercado de trabalho, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Oscar Karnal (FOK) oferece um curso profissionalizante de Assistente Administrativo de forma gratuita e integrada às aulas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A iniciativa é pioneira na região e conta com a parceria do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) e governo municipal.

O projeto surgiu por meio de um edital do governo do estado. “Desde o início se queria ter a EJA associada ao ensino profissionalizante. Mas nunca se conseguiu fazer isso na prática”, destaca o coordenador pedagógico do Ensino Médio da Fok, Jaisson Oliveira da Silva.

O edital foi aberto para os institutos federais e prefeituras. No estado, são mais de 20 municípios que aderiram ao projeto. Em Lajeado, além das atividades na FOK, o curso também atenderá os alunos de EJA da Emef Campestre, no segundo semestre do ano, com professores do IFSul. Com duração de 200 horas, o curso inicia dia 23 fevereiro, e se estende por seis meses, com aulas duas vezes por semana, das 19h às 22h30, destinadas à profissionalização. Já às aulas tradicionais da EJA iniciam nesta quinta-feira, 17.

Incentivo e acessibilidade

Com vagas para 30 alunos, as inscrições para o curso são feitas de forma automática após a matrícula na Eja, até 2 de março. Para a inscrição é necessário levar documento de identificação e comprovante de residência. As atividades são voltadas para alunos em estudos equivalentes às turmas finais do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano.

Ao fim dos encontros, cada participante recebe uma certificação oficial emitida pelo IFSul, além da formação no Ensino Fundamental. Entre os assuntos abordados, estão práticas para entender o trabalho na área de comércio e serviços, atendimento ao público, como participar de entrevistas, como montar um currículo, além de técnicas de empreendedorismo.

“Às vezes falta essa ferramenta. Os alunos se formam no Ensino Fundamental e já querem ingressar no mercado, e falta conhecimento sobre relações de trabalho, relações humanas, como as empresas atuam, várias noções importantes”.

O coordenador ainda destaca a importância de oportunizar o curso no bairro. “Vemos que os nossos alunos têm muita dificuldade no mercado de trabalho. Existe um preconceito e, além disso, muitos não têm condições de pagar um curso ou uma passagem para estudar no centro”. O edital é para o ano de 2022, mas tem a possibilidade de ser renovado.


Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais