Estrela ganhou, nesta quarta-feira (16), seu primeiro Ponto de Atendimento Virtual (PAV) da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB), um dos poucos em operação no Vale do Taquari e no Estado. O serviço tem o objetivo de simplificar as relações dos moradores com a Receita Federal através de um espaço junto a Secretaria da Fazenda, no primeiro andar do prédio da sede da Prefeitura.
Para a titular Segundo a Secretária da Fazenda de Estrela, Elaine Strehl, esta é mais uma amostra de como a Administração Municipal está sim sempre pensando no bem estar da população. “Trata-se de mais um serviço que visa desburocratizar serviços, agilizar muitos processos que não são rotineiros, mas que quando necessários costumam trazer muitas dúvidas e exigir muitas demandas do cidadão”, diz.
Diversos atendimentos e orientações são realizados no local. A ideia é desburocratizar processos, evitar maiores deslocamentos, até mesmo a outras cidades, e agilizar trâmites legais de processos rotineiros à Receita Federal, como os que envolvem o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), Certidões Negativas de Débito e outros.
Entre os benefícios do novo setor estão:
- Prestação de serviços relacionados ao CPF, desde a inscrição à baixa, cancelamento e alterações do registro;
- Verificação na emissão de certidão negativa de débito, entre outros relacionados ao atendimento de pessoa física através da triagem,
- Recepção e solicitação de juntada de documentos ao um processo digital;
- Consultas acerca de pendências de Pessoa Física na Malha Fiscal;
- Protocolo de documentos – CNPJ (inscrição, alteração, baixa) e outros trâmites.