Gustavo Adolfo e Univates iniciam parceria para novo Ensino Médio

Frente e Verso

Gustavo Adolfo e Univates iniciam parceria para novo Ensino Médio

Além da qualificação profissional, a colaboração busca reintegrar e melhorar saúde mental após isolamento

Gustavo Adolfo e Univates iniciam parceria para novo Ensino Médio
Lajeado

Em um programa itinerante, que ocorreu em frete ao prédio 1 da Universidade do Vale do Taquari – Univates, o Frente e Verso da Rádio A Hora 102.9, da manhã desta segunda-feira (14), falou sobre a volta às aulas do Colégio Sinodal Gustavo Adolfo e a parceria com a Univates.
O diretor do Colégio Gustavo Adolfo, Edson Wiethölter, falou que a partir da implementação do novo ensino médio, os alunos poderão imergir na realidade regional cada vez mais cedo, sendo preparados de forma correta.
“40% dos alunos muda de curso na faculdade até os dois primeiros semestres de estudo”, afirma Wiethölter. Comenta ainda que o colégio tinha todo o foco voltado a levar os alunos para o ensino superior e que agora, com o novo ensino médio, começa a ser diferente.
Wiethölter salienta que uma das apostas do colégio é fazer com que os alunos saiam da escola bilíngues para que, com a proficiência em inglês nível B2, possam buscar estudar fora do país. “Não podemos admitir que alunos saiam da escola sem domínio da língua inglesa”, fala.
Ele afirma ainda que o colégio iniciará um processo para que os alunos dos anos iniciais também comecem a ter aulas de inglês. “Isso facilitará a aprendizagem e os alunos serão alfabetizados em duas línguas.”
O presidente da Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (Fuvates), Ney Lazzari, afirma que os alunos irão aprender a trabalhar em grupo e espera que, a partir disso, aproveitem melhor as aulas do ensino médio, já que estarão focados no que gostam de fazer. “Espero que o novo ensino médio seja mais atrativo para os alunos”, salienta.
Lazzari comenta que a Univates cresceu muito na área da saúde e tem investido forte em parceria com as prefeituras e com o Hospital Bruno Born (HBB). “Precisamos de locais para os alunos fazerem estágio”, comenta.


A Univates gera cerca de 1,8 mil empregos. Destes, 1,6 mil de forma direta, de acordo com Lazzari. Para 2022, a instituição tem R$ 260 milhões de orçamento. “Se juntarmos a Prefeitura de Lajeado, o HBB e a Univates, são mais de 5 mil empregos e um orçamento de R$ 1 bilhão.”
A vice-reitora da Univates, Fernanda Pinheiro, fala que as aulas na universidade começam hoje e para o semestre, são cerca de 7,7 mil alunos matriculados em todas as modalidades. “Aos poucos vamos retomando a vida universitária”, fala.
Com proposta de ensino híbrido, o Aula +, novo método de pedagógico da Univates, traz uma proposta parecida com a do novo ensino médio, e busca trazer soluções para os problemas reais da comunidade. “Queremos adequar a universidade ao novo perfil dos alunos e as novas tecnologias.”
Colocando psicólogos à disposição dos alunos, ela afirma ainda que a universidade tem se preocupado em manter os alunos saudáveis mentalmente, já que a pandemia e o período de isolamento afetaram a todos. “instituições que não olham para a saúde mental dos alunos estão fadadas a ficar distantes.”
Ouça a entrevista na íntegra:

Acompanhe
nossas
redes sociais