Salva eleva produção de lúpulo

Opinião

Thiago Maurique

Thiago Maurique

Jornalista

Coluna publicada no caderno Negócios em Pauta.

Salva eleva produção de lúpulo

Projeto voltado para promover a autossuficiência de lúpulo, o Salva Hops chega a 2022 com perspectiva de grande salto na produção. Diretor da empresa, João Giovanela destaca a aquisição de equipamentos para beneficiar o produto, permitindo o escalonamento da produção. Até então, todo o lúpulo precisava ser utilizado logo após a colheita, o que limitava o plantio.

Hoje, a empresa planta um hectare do insumo e a perspectiva é dobrar o tamanho da produção em 2022. “Pretendemos plantar mais dois hectares a cada ano até chegar a 7 ou 8 hectares no total”, afirma. Hoje, todo o lúpulo utilizado na indústria brasileira é importado porque não há volume de plantação suficiente no país para abastecer o mercado interno.

Giovanela afirma que a colheita deste ano foi bastante promissora, como a consolidação de lúpulos diferentes, além da espécie “cascade”, a mais tradicional. Segundo ele, o Salva Hops também visa inovar em busca do lúpulo que melhor expresse o terroir local, proporcionando aromas e características distintas às cervejas. “Se abrem muitas possibilidades para a utilização destes lúpulos, com a grande vantagem de poder escolher o melhor e mais fresco possível.”


O impacto da inflação no comércio

Estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostra que a inflação causou mais impactos ao varejo do que a pandemia em 2021. Os números indicam que, mesmo repassando apenas menos da metade da inflação ao consumidor final, o setor apresentou crescimento inferior a 2% pela sexta vez em sete anos.

O crescimento de 1,4% do comércio no ano passado provocou frustração diante da perspectiva de retomada mais robusta com o fim das restrições e avanço da vacinação. Em 2020, ano em que a crise sanitária ditou o ritmo das vendas, o crescimento foi de 1,2%. Para este ano, a projeção da CNC é de um crescimento ainda menor, de 0,9%

Em dezembro 2020, a taxa de inflação acumulada em doze meses, estava em 4,52%. Um ano depois, acelerou para 10,06%. Na média, o varejo absorveu mais da metade da alta recebida do atacado (+27,6%), repassando 12,2% aos compradores.


Expovale tem 70% dos estandes vendidos

Interessados em garantir espaço na Expovale + Construmóbil 2022 precisam acelerar as negociações. O evento, que ocorre de 10 a 15 e de 17 a 20 de novembro de 2022 no Parque do Imigrante, em Lajeado, está com 70% dos estandes vendidos. Ainda estão disponíveis espaços nas áreas externas e no Pavilhão 1, além de alguns estandes no setor de artesanato.

Empresas, indústrias e profissionais liberais interessados em expor no evento podem entrar em contato com a consultora comercial Elaine Warken, pelos telefones (51) 9 9958-5039 ou (51) 9 9661-8790. A comercialização da praça de alimentação ainda não foi iniciada e a abertura das vendas será anunciada nas redes sociais da Acil.


• BRF e Votorantim – Lajeado e Marau são as duas cidades gaúchas contempladas no Programa de Apoio à Gestão Pública em Saúde – parceria entre a BRF e a Votorantim que visa auxiliar o poder público no combate à pandemia. A iniciativa apoia municípios com até 350 mil abitantes no acesso a recursos técnicos que levam a melhoria da gestão na área da saúde.

• Alta dos shoppings – As vendas no setor de shopping centers devem crescer 13,8% em 2022 na comparação com 2021, alcançando o patamar de R$ 181 bilhões, de acordo com estimativa divulgada pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). Do total de 620 empreendimentos em operação no país, 8% dos shoppings passaram por algum tipo de expansão da área em 2021. Para os próximos anos, 28% pretendem realizar ampliações.


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