O Conselho Técnico da Federação Gaúcha de Futebol definiu junto com os representantes dos clubes participantes as datas e regulamento para realização da Divisão de Acesso. O Lajeadense está no Grupo B e deve estrear entre os dias 9 e 10 de abril.
A competição inicia em abril e tem encerramento previsto para o dia 24 de julho. Serão 16 clubes, divididos em duas chaves. A primeira fase terá jogos em turno e returno. Classificam-se os quatro melhores de cada grupo. Quartas de final, semifinais e final serão disputadas em jogos de ida e volta.
O Alviazul está no Grupo B junto de Avenida, Guarani, Inter de Santa Maria, Pelotas, Santa Cruz, São Gabriel e São Paulo.
Campeão e vice da Divisão de Acesso estarão classificados para o Campeonato Gaúcho de 2023. Enquanto que os piores colocados de cada grupo serão rebaixados para a terceira divisão.
Por conta da covid-19, a competição terá regras específicas, semelhantes às que foram definidas para o Gauchão deste ano. Os jogadores precisarão apresentar o ciclo vacinal completo ou apresentar teste negativo RT-PCR com no mínimo 24 horas antes da partida. Os clubes poderão contar com a presença da torcida nos estádios.
Possibilidade de mudança do regulamento
A FGF levou ao Conselho Técnico uma nova proposta para a Divisão de Acesso, que poderia ser disputada com a primeira fase em turno único com 15 jogos. Nela, os oito primeiros classificados avançariam para o mata-mata. Assim, as quartas de final seriam com confrontos dos melhores contra os piores classificados: 1º x 8º, 2º x 7º por diante.
A proposta foi apoiada pelo Lajeadense e por mais três clubes: Avenida, Veranópolis e Brasil de Farroupilha. Sendo assim, a maioria decidiu pela manutenção da fórmula usada nas últimas temporadas. “No entendimento da maioria esta atual fórmula diminui os gastos com transporte e hospedagem”, destaca o gerente de futebol do Lajeadense, Rennê Franco.
“Sabemos da nossa responsabilidade”
O Lajeadense esteve próximo do acesso em 2021, tendo ficado na terceira colocação. Para o gerente, isto aumenta a visibilidade e o interesse sobre o clube. “Sabemos da nossa responsabilidade para esta temporada. Seremos muito cobrados e todo mundo estará de olho sobre nós. Estamos preparados para isso”, comenta.
O Alviazul segue a preparação para a temporada. No momento, a direção trabalha na montagem do elenco. “Queremos o quanto antes definir as chegadas e apresentar os reforços, planejamos também reforçar a comissão técnica”, pontua Franco.
A apresentação do elenco e o início dos trabalhos estão marcados para o dia 7 de março na Arena Alviazul.