Com quantos anos começou a desenhar e o que te incentivou?
Comecei a desenhar com 2 anos, mas com 15 melhorei mais as técnicas. O que me fez desenhar foi o gosto e a habilidade de rabiscar herdados do meu pai, e porque gosto de transformar as coisas e pessoas em artes visuais.
Como define a tua arte e os teus traços?
Eu os defino como meu talento, meu hobbie, e benefício. Porque graças a essa habilidade, conheci bastante gente, como amigos e professores, ganhando a atenção de muitas pessoas. E agora estou até expondo na Casa de Cultura.
Qual é a técnica que utiliza nas criações?
A técnica que uso é o realismo e, para desenhar de forma realística, eu desenho a olho a distância entre uma parte e outra, como os olhos, o formato do rosto. E para a sombra, eu rabisco e uso um pedaço de papel ou o dedo para borrá-la, dando um visual realista.
Já para um desenho simples, uso lápis, também medindo a olho para deixar idêntico a uma imagem. Então, para terminar o desenho, contorno tudo com nanquim, uma caneta especial para desenho. Hoje eu vivo da minha arte, pois sou conhecido por ela. É por meio dela que me expresso e me conecto com as pessoas.
Já tinha exposto o teu trabalho antes?
Nunca havia exposto de verdade minha arte, eu as mostrava geralmente pra minha família, amigos, professores. Essa exposição na Casa de Cultura é algo importante pra mim, é emocionante, empolgante e significativo.
Quais são os maiores desafios que encontra na hora de criar os teus desenhos?
Quando começo a desenhar, o que mais tenho de ter para fazer algo perfeito é a paciência e calma, porque eu posso errar, mas também posso consertar.
O que mais gosta de desenhar?
Eu costumo desenhar qualquer coisa, paisagens, figuras humanas, famosos, animais, edifícios. Tudo isso pode ser copiado de algo, como uma foto, ou algo aleatório, que me vem à cabeça. Acredito que já fiz mais de 200 desenhos na vida, com os que eu fiz de trabalho da escola, outros de quando era mais novo. Os desenhos que fiz que se destacam pra mim são dos deuses gregos: Zeus, Poseidon, Hades e Atena. Na Casa de Cultura tenho mais ou menos 30 desenhos e mais estão por vir.
E o que essa arte significa pra ti?
O desenho é minha forma de expressão, minha forma de passar o tempo, de apreciar o que acabo de criar. Desenho é minha vida.