Estrela aposta em Patrulha Rural para  coibir crimes no campo

Segurança

Estrela aposta em Patrulha Rural para coibir crimes no campo

Brigada Militar e governo de Estrela articulam estrategia conjunta para reforçar segurança no interior. Novidade será lançada até março

Estrela aposta em Patrulha Rural para  coibir crimes no campo
Estratégia pretende aumentar efetividade da segurança pública no interior

A Brigada Militar (BM) de Estrela espera a chegada de uma viatura para iniciar as atividades da Patrulha Rural. Policiais treinados para atividades no campo serão designados para atuar no interior. A ideia é que os agentes consigam criar um vínculo com as comunidades.

“A patrulha rural não é só uma viatura circulando no interior, mas o policial ter uma relação com o agricultor”, afirma a capitã da BM Carmine Berscovit.

Além do patrulhamento ostensivo, o projeto prevê visitas específicas às famílias do campo, com orientações de segurança. Uma cartilha elaborada pelo governo municipal foi lançada em outubro e distribuída para agricultores.

Existe ainda uma preocupação com a montagem da equipe que atuará na zona rural. “O sargento responsável pela patrulha rural fala alemão. As pessoas de origem alemã se sentem mais à vontade para conversar com eles”, revela o secretário de Administração e Segurança Pública César Augusto Pereira da Silva.

A viatura específica para atendimentos no campo será uma caminhonete com tração 4×4. A escolha por um veículo alto se deve a possíveis dificuldades de deslocamento nas estradas do interior.

Encurtar distâncias

O combate à criminalidade no interior de Estrela é dificultado pela extensão da área rural. Um sistema de georreferenciamento será implementado para reduzir o tempo de resposta das equipes.

A licitação para o serviço de georreferenciamento será lançada nos próximos dias. Cada produtor rural receberá um código. O número permite a localização imediata da propriedade por meio de GPS e será usado pela Brigada Militar e Corpo de Bombeiros.

Mais câmeras

Outra iniciativa do governo municipal é a expansão do videomonitoramento para áreas rurais. A Secretaria de Administração e Segurança Pública estuda quais acessos às comunidades do interior receberá neste ano câmeras de vigilância.

“Até 2024, todos os principais acessos serão monitorados. Queremos aumentar o número de câmeras em nosso interior e com isso conseguimos fazer o cercamento eletrônico”, projeta o titular da pasta. “Os veículos já serão verificados pela placa, tanto na direção para o interior, quanto no retorno. Isso facilita para investigação se acontecer algum delito”, acrescenta.


Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais