O diretor executivo do Grupo A Hora, Adair Weiss, que acompanha a comitiva regional do Vale do Taquari, liderada pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), a Dubai, conheceu na manhã desta quarta-feira (9) a periferia do emirado. No local, imigrantes de muitos países, como Paquistão e Índia, vivem em condições diferentes do centro da cidade.
No distrito industrial, grande parte das pessoas não fala inglês, apesar de morarem e trabalharem no país há anos. “Os que falam inglês sonham em ir para países como Canadá, mais desenvolvidos em termos de oportunidades.”
As ruas não são asfaltadas e não existem calçadas. “Os trabalhadores estampam no rosto o trabalho árduo e intenso”, diz.
Weiss comenta que as pessoas vivem juntas, entre cinco ou seis pessoas, em quartos pequenos. “O taxista que nos trouxe, não falou seu nome, pois ele tem medo de ser deportado”, fala.
Veja vídeo de como é o Distrito Indutrial:
Trabalhando cerca de 13 a 14 horas por dia, o taxista está há seis anos no país e ganha cerca de R$ 1,5 mil por mês, apesar de arrecadar bem mais do que isso. “80% do faturamento fica para a companhia que lhe forneceu o táxi, sendo que a gasolina ele é que tem que pagar”, explica Weiss.
Com cerca de R$ 10 por dia, o taxista se alimenta, e durante o auge da pandemia, passou fome. “É um mundo aparte da Dubai deslumbrante”. Engenheiro elétrico de formação, sonha em trabalhar na área, onde pode ganhar até três vezes mais e trazer a família.
Apesar de tudo, gosta de morar em Dubai e dos governantes locais, pois vê nos Emirados Árabes oportunidades melhores do que teria no Paquistão. “O que percebemos é que apesar de ganharem pouco, a vida aqui em Dubai é ainda melhor para eles”, comenta.
O Grupo A Hora acompanha a Missão Empresarial à Dubai com uma ampla cobertura multimídia no rádio, jornal e portal de notícias, transmitida na visão e análise do diretor executivo Adair Weiss.
Três empresas patrocinam o A Hora em Dubai: a Smart Tecnologia, Colégio Evangélico Alberto Torres (Ceat) e a Lyall – Construtora e Incorporadora.