Creches reabrem e Lajeado calcula espera por 940 vagas

Educação

Creches reabrem e Lajeado calcula espera por 940 vagas

Conclusão de escola no Bairro Bom Pastor reduzirá deficit em 26,5%. Secretaria de Educação organiza rede e verifica maior demanda para o berçário. Nas cidades mais populosas, lista por matrícula ultrapassa 1,9 mil crianças

Creches reabrem e Lajeado calcula espera por 940 vagas
As duas maiores cidades da região iniciaram o ano letivo nas escolas de Educação Infantil. Dos mais de 1,9 mil crianças na lista de espera em seis municípios, 48% do déficit fica em Lajeado

Entre as seis maiores cidades da região, Lajeado e Estrela iniciaram o ano letivo nas Escolas de Educação Infantil (Emeis). As demais contam com programas de atividades lúdicas durante o período de férias e organizam o recomeço do atendimento integral nas próximas semanas.

Em Lajeado, foram 45 dias com as escolinhas fechadas. A rede voltada para crianças de até cinco anos conta com 24 colégios e atende mais de 2 mil alunos. Pelos cálculos da Secretaria da Educação, o deficit por vagas neste início de ano se aproxima das 940 matrículas.

De acordo com a secretária de Educação de Lajeado, Adriana Vetorello, a construção da creche no bairro Bom Pastor deve ser finalizada até a metade do ano. Com isso, seriam criadas mais 240 vagas à Educação Infantil.

As aulas recomeçaram ontem. Tendo em vista o alto índice de contágio pelo novo coronavírus, foram adotados protocolos de higienização e segurança. Tanto que a Secretaria Estadual de Educação divulgou uma nota informativa sobre como as escolas devem agir em casos de infecções por covid entre alunos e docentes. As diretrizes verificam idade dos estudantes e quais foram os contatos mais próximos.

Os registros do Boletim de Hospitalizações mostram que houve um aumento no número de crianças em leitos clínicos em janeiro. Em dezembro, eram 20 menores. No dia 31, esse total estava em 83. A vacinação das crianças de 5 a 11 anos começou no dia 19 de janeiro. Até ontem, a perspectiva é que a cobertura da imunização esteja perto dos 10% da população nesta faixa etária.

Aumento de 300 alunos em Estrela

O total de matrículas nas escolas de Educação Infantil alcançou 1,5 mil crianças de até cinco anos. O reinício do ano letivo nas 13 escolas de Educação Infantil. Pela análise do município, o total de matrículas neste ano cresceu em 300 inscrições na comparação com o ano passado.

De acordo com a secretária Elisângela Mendes, antes do recomeço das aulas, foram feitas melhorias e ajustes na rede de escolas. As adaptações passaram por mais contratação de profissionais de ensino, melhoria na infraestrutura das creches e compra de materiais didáticos.

Além disso, diz a secretária, a equipe de monitores, professores, funcionários de escolas e familiares foram orientados para ajudar na identificação de possíveis casos da covid. “Caso algum pai desconfie dos sintomas de seu filho, que evite enviá-lo à escola até que se tenha uma posição oficial e evite outros dez dias de afastamento para ele e as demais crianças da respectiva turma.”

Orientações às creches

As normas do governo gaúcho determinam:

• Nas creches, em caso de confirmação na turma, as aulas presenciais devem ser suspensas por 10 dias, a contar do último dia de comparecimento da criança infectada. A regra vale mesmo sem a testagem dos demais colegas;
• No caso de um estudante assintomático ter tido contato com alguém do convívio familiar que positivou, apenas este aluno é afastado por 10 dias, sem necessidade de ser testado;
• Alunos assintomáticos com algum contato familiar positivo devem ser afastados por 10 dias, sem a necessidade de testagem;
• Sobre as máscara na escola. O Piratini ressalta que crianças com menos de três anos estão dispensadas do uso;
• A partir dos três anos é necessário usar máscaras.

Em seis cidades, 1.956 na espera

Confira detalhes sobre a organização do ano letivo para as creches nas seis maiores cidades da região:

Lajeado
O ano letivo recomeçou ontem. A rede é composta por 24 escolas, que atendem mais de 2 mil crianças. Pela estimativa da Secretaria de Educação, são 940 alunos na lista de espera por uma vaga.

Estrela
As 13 escolas de Educação Infantil recomeçaram o atendimento ontem. São 1,5 mil alunos até cinco anos. Com relação a lista de espera por vaga, o município acredita que varie entre
120 a 130 matrículas.

Taquari
Há quatro escolas abertas para atendimento lúdico de crianças. Por ser um programa assistencial voltado às famílias trabalhadoras, as atividades não são calculadas como dias letivos. O atendimento integral ocorre em 3 de março, tanto para Educação Infantil quanto para o Fundamental.

Conforme a coordenadora educacional de Taquari, Maristel Charão, a lista de espera por vaga se aproxima das 85 crianças. A rede é composta por oito Emeis, com cerca de 800 alunos. Pela estratégia do município, com a conclusão de duas novas escolas, será possível zerar o deficit por matrículas.

Encantado
Das dez escolas de Educação Infantil, cinco estão abertas para atendimento nas férias. O ano letivo para crianças até os 5 anos será no dia 22 de fevereiro. Já o Ensino Fundamental retorna nessa quarta-feira, dia 9. De acordo com a secretária de Educação, Stefanie Casagrande, a equipe atualiza as informações quanto à lista de espera por uma vaga. Com base nos dados ainda do ano passado, estima-se que a demanda reprimida seja de 280 matrículas. Ao todo, a rede atende quase 900 crianças.

Teutônia
O ano letivo tanto à Educação Infantil quanto para o Fundamental iniciam em 21 de fevereiro. A rede municipal tem seis Emeis e 13 de Ensino Fundamental. São 545 alunos matriculados na Educação Infantil e 2.921 no outro nível. Conforme a Secretaria de Educação, são 379 crianças aguardando na central de vagas.

Arroio do Meio
Os alunos de 4 e 5 cinco anos das escolas de turno integral recomeçam hoje o ano letivo. Para os demais, a data estipulada é 16 de fevereiro. Segundo a secretária de Educação, Iliete Winck, são mais de 900 alunos atendidos nas oito escolas comunitárias de Educação Infantil.

Entre o fim de dezembro e janeiro, houve 288 inscrições de famílias interessadas em matricular os filhos na rede. Deste total, foram 134 novos ingressos. Com isso, a demanda por vagas está em 152 matrículas.


Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais