A redução nos casos, na procura por atendimentos e testagem permitiu que a Secretaria da Saúde retomasse os atendimentos clínicos gerais na Unidade Básica de Saúde – Centro e no ESF São Caetano, que ficou fechado por duas semanas após um surto de covid-19 entre profissionais.
Conforme o secretário da Saúde, Gustavo Kasper, nas últimas duas semanas houve uma estabilização nos casos e na procura por atendimentos na Unidade Básica de Saúde, que atende apenas pacientes com sintomas respiratórios, e isso possibilitou a reabertura dos postos de saúde nos bairros.
Já o ESF Bela Vista continua sem médicos clínico geral até o dia 11. No local, a secretaria optou em concentrar a vacinação em crianças dos cinco aos 12 anos. Os médicos clínicos gerais Claudio Grehs e Ricardo Schmidt, que estavam atendendo no bairro Navegantes, voltam a partir de hoje a atender procedimentos de rotina e consultas eletivas no centro.
Quanto aos atendimentos, Kasper afirma que a tendência é que haja uma redução nos casos, confirmando a eficácia da vacinação. “Tivemos duas semanas mais difíceis, porém a demanda já reduziu em 30%. A média de testagem que já chegou em 110, hoje varia entre 50 e 70 testes, com a expectativa de redução”, afirma.
De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela secretaria, o município contabiliza 142 casos ativos em isolamento domiciliar, e seis internações, quatro delas no Hospital São José de Arroio do Meio, outras duas na UTI em Taquari e Santa Cruz do Sul.
Vencimento de vacinas
A secretaria também informa que ainda tem em estoque em torno de 500 doses de vacinas Pfizer, destinadas à segunda dose e dose de reforço contra a covid que estão por vencer nesta quinta-feira, dia 10. “Estamos fazendo um apelo para que a população não deixar o cronograma vacinal para última hora. Também comunicamos a 16ª CRS sobre a possibilidade de encaminhar as doses para outros municípios”, explica o secretário.