Uma competição alternativa está surgindo no Vale do Taquari. Com clubes de Westfália, Imigrante, Coronel Pilar, Maratá e Brochier, o torneio terá início no mês de março e tem como principal propósito movimentar as sociedades.
Nessa segunda-feira, os clubes se reuniram na sede do Fluminense, em Westfália, e convidaram Gilberto Frigo, proprietário da Beti Bola Eventos Esportivos para organizar a competição. A princípio seis times disputarão o título na categoria titular – Juventude e Recreativo (Brochier), Fluminense (Westfália), Riograndense (Imigrante), Esperança (Maratá) e Gaúcho (Coronel Pilar). Existe ainda a possibilidade de uma equipe de Fazenda Vilanova participar do certame.
A novidade desse torneio fica por conta do aspirante não valer ponto. “Queremos trazer os guris novamente aos campos. Pode dar certo, como pode dar errado, só saberemos se tentarmos”, comenta Frigo.
O organizador ressalta que os clubes o procuraram como alternativa para continuar em atividade.
Nova alternativa
Presidente do Fluminense, Jair Ahlert, comenta que as competição estão se tornando inviáveis financeiramente, pois estão em um formato quase profissional. “Precisamos voltar a dar oportunidade para os jovens da casa, só assim vamos salvar o futebol amador.”
Já Jonas Trombini, do Riograndense destaca que essa medida faz com que os jovens se aproximem novamente dos clubes. “Estamos percebendo que os os mais novos não estão nos times por falta de oportunidade.”
Ele relata que esse modelo de competição busca incentivar e valorizar e formar novos atletas para os clubes terem uma base no futuro, sem precisar demandar investimentos com jogadores de fora da cidade.
Trombini cita que a contratação dos atletas de fora é um dos responsáveis por muitos clubes estarem sem condições de participar dos campeonatos. “Muitos deixaram de investir em melhorias na sede e afastaram os jovens dos times para dar lugar ao pessoal de fora.”
Ele acredita que essa fórmula de campeonato fortalecerá e estimulará novamente as comunidades e clubes da região.
Fórmula de disputa
As equipes podem fichar 25 atletas somente do município. Não será permitido a presença de atletas de fora. No aspirante podem jogar quem tiver interesse, porém só atuará nos titulares quem tiver inscrito pela equipe.
Outras competições
Copa Aslivata
EC Poço das Antas, 11 Amigos, Juventude, Ecas e Boavistense disputam o torneio nas categorias titular e aspirante. A competição inicia no dia 6 de março.
Teutônia
O municipal contará com a disputa de cinco clubes: Esperança, Canabarrense, Atlético Gaúcho, União e Juventude. O início será no dia 13 de março.
Cruzeiro do Sul
Dia 15 de fevereiro ocorre a reunião final. Cruzeiro, Independente, Canarinho, 25 de Julho, Bom Fim e São Rafael confirmaram a presença. Existe ainda a possibilidade do XV de Novembro jogar. O municipal inicia em março.