Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) foram divulgados nessa segunda-feira (31). Entre janeiro e dezembro de 2021, o Vale do Taquari foi responsável pela geração de 5.562 postos de trabalho, sendo 55.403 admissões e 49.841 desligamentos. O destaque ficou por conta dos 10 meses de saldo positivo, sendo oito consecutivos.
Lajeado (1.808), Taquari (804), Estrela (699) e Arroio do Meio (542) se destacaram na abertura de vagas. A maior cidade do Vale está na 15° posição entre os municípios que mais abriram postos de trabalho em 2021. São 108.458 trabalhadores empregados com carteira assinada, o que representa em torno de 29,5% da população no Vale.
Na outra ponta, apenas quatro dos 38 municípios da região tiveram desempenho negativo no acumulado de 12 meses. São eles: Santa Clara do Sul (-134), Cruzeiro do Sul e Westfália com 16 demissões a mais que contratações cada e Canudos do Vale (-4).
Contraste
Em meio ao cenário positivo, dezembro se destacou pela interrupção da sequência de resultados em alta. Quase todas as cidades registraram mais contratos encerrados do que novos vínculos. Ao todo, foram 2970 admissões e 4.037 baixas na carteira. Uma variação de – 1067. O número não era tão alto desde maio de 2020.
Para a economista, Cíntia Agostini, o resultado foi, de certa forma, uma surpresa. “Não pensei que seria tão negativo em função do que observamos nos meses anteriores. No entanto, temos de levar em consideração que dezembro coincide com o encerramento de boa parte dos contratos temporários”, salienta.
É um período de reavaliação nas empresas, de planejamento, o que se estende para os meses de férias. Agostini frisa que a tendência é de uma recuperação mais sólida neste ano, já no primeiro semestre, com dinamismo nas cadeias produtivas e com taxa menor de desemprego.
“Movimento sazonal”
O economista Rafael Spengler, os números de dezembro podem ser explicadas porque as contratações “migram” para o litoral gaúcho. Ou seja, se trata de um movimento sazonal. “Ao passo que regiões como o Vale do Taquari apresentam queda, cidades como Capão da Canoa, Tramandaí e Torres, por outro lado, percebem um crescimento no mercado de trabalho”, explica.
A questão dos contratos de fim de ano também é enfatizada. Para Spengler, cidades como Lajeado e Estrela sentem mais esse fenômeno porque possuem comércio e serviços muito fortes. E é nesses setores em que ocorrem as principais movimentações.
Com relação ao ano, o profissional aponta que o comércio, serviços e a indústria, em especial a alimentícia, foram os principais responsáveis por reaquecer a economia. Neste contexto, as exportações cresceram e contribuíram para os bons resultados.
Cidades que mais abriram vagas em 2021
Lajeado – 1.808
Taquari – 804
Estrela – 699
Arroio do Meio – 542
Cidades que mais fecharam vagas em 2021
Canudos do Vale – -4
Cruzeiro do Sul – -16
Westfália – -16
Santa Clara do Sul – -134