Conhecer novas tecnologias e processos é o propósito do grupo do Vale do Taquari que integra a missão empresarial nos Emirados Árabes Unidos. A viagem conecta com experiências de outros países na Expo 2020 Dubai. O evento global é oportunidade à comitiva regional em busca de soluções para evolução nos negócios e qualidade de vida.
No parque em Dubai, 192 países compartilham referências e inspiram negócios. A estrutura contempla 200 pavilhões em uma área de 4,3 quilômetros quadrados. Este espaço é dividido em três distritos: oportunidade, mobilidade e sustentabilidade. Em cada um, projetos inovadores e espaços tecnológicos para um mundo cada vez mais conectado e voltado ao melhor aproveitamento dos recursos naturais.
A missão regional no Oriente Médio é uma iniciativa da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil). O grupo desembarca hoje por volta das 18h, horário de Brasília, 1h da madrugada de quarta-feira em Dubai. A viagem que iniciou ontem teve escala em São Paulo e também em Istambul, na Turquia.
Os detalhes e as novidades da feira serão apresentados nas plataformas do Grupo A Hora (rádio, jornal, site e mídias sociais) com análise do diretor executivo Adair Weiss que integra a comitiva.
Weiss trará um olhar atento e amplo sobre a economia, cultura, usos e costumes, negócios e iniciativas dos países mais avançados. A cobertura multiplataforma é disponibilizada com o apoio de Smart Tecnologia, Colégio Evangélico Alberto Torres (Ceat) e a Lyall – Construtora e Incorporadora.
Expectativas com a missão
A comitiva regional integra empresários, representantes de cooperativas e líderes de entidades. Entre os segmentos na qual há maior interesse, processos inovadores em mobilidade, saneamento básico, geração de energia e turismo.
Uma das preocupações do prefeito de Santa Clara do Sul e representante da Amvat, Paulo Kohlrausch é com o marco legal do saneamento. Entre as obrigações dos municípios até 2033, o tratamento e coleta de esgoto em 90% das residências.
A inspiração em Dubai vem em modelos onde os resíduos são coletados e levados a estações de tratamento. A água resultante deste processo é utilizada na irrigação e atividades industriais. “Nossa expectativa é muito grande, ainda mais ao considerar dois importantes aspectos: a inovação e a sustentabilidade.
Vamos em busca de conhecimento e ajustar na medida do possível para nossas cidades do Vale”, pontua. Outra observação de Kohlrausch é sobre o processo de adaptação de Dubai ao turismo.
As cidades dos Emirados Árabes Unidos, com economia voltada ao petróleo, também se preparam para um novo ciclo para reduzir a dependência e diversificar as fontes econômicas. Pela análise do prefeito de Santa Clara do Sul, o Vale tem muito a aprender e despertar para permitir que o turismo seja importante fonte de renda.
Negócios e qualidade de vida
Aos entusiastas da tecnologia, a feira proporciona oportunidades de experimentar um mundo conectado e com veículos autônomos e foco em fontes de energia limpa. “Avançamos muito em relação aos carros elétricos, que serão o futuro do transporte em todo o mundo. Durante o evento vamos, inclusive, conhecer um processo logístico desenvolvido na Alemanha. A iniciativa consiste em rede de transporte subterrânea”, explica o gestor comercial Günter Richter.
Outra preocupação é com as ações voltadas ao ensino, a formação de mão de obra. “A educação é fundamental para preparar vocações. O Vale apresenta muitas oportunidades, mas percebemos a dificuldade em preencher algumas vagas, ainda mais, quando direcionadas à tecnologia”, comenta.
Na análise da CEO do Grupo Giovanoni, Ana Beatriz da Silva, a missão empresarial tem o propósito de encontrar novas formas de fazer na vida e nos negócios. “A Expo Dubai é momento para conferir tendências e se preparar aos novos tempos. O evento surge como oportunidade para identificar soluções e melhorar a competitividade da região.” Ainda sob seu ponto de vista, Ana acredita que a viagem é uma forma do grupo se atualizar e encontrar outras formas de pensar no cotidiano.
Além da sustentabilidade, a economia de energia também está no centro das preocupações da feira. As estruturas são alimentadas por placas fotovoltaicas e projetos de diversos países atendem demandas nesta área. Para conhecer um pouco mais sobre os novos processos, o vice-presidente da Certaja Energia, Ederson Madruga, embarcou para Dubai.
“Temos muitas iniciativas para melhorar a vida dos associados. Neste sentido, vamos com olhar atento ao que há de novo em energia, internet, serviços e agronegócio.”
Sobre a feira
A Expo Dubai é um dos maiores e mais antigos eventos de inovação do mundo. A primeira exposição ocorreu em 1851, em Londres. O tema desta edição não apenas reflete a posição dos Emirados Árabes Unidos e seu lugar no futuro, mas também uma esperança coletiva para todo o mundo. O país foi escolhido para mostrar seu protagonismo econômico e cultural constituído ao longo de décadas. A programação iniciou em 1 de outubro do ano passado e segue até 31 de março.
Distritos da Expo Dubai
Sustentabilidade
Espaço apresenta algumas das tecnologias mais avançadas, o que os países fazem para defender a sustentabilidade e como viver em harmonia com a natureza em um futuro de alta tecnologia.
Mobilidade
Dedicado ao movimento de mercadorias, pessoas, ideias e dados. O distrito cria conexões para impulsionar o mundo e quebrar a divisão entre o físico e digital para uma sociedade global harmoniosa.
Oportunidade
Mostra ideias sobre como criar mudanças reais, a fim de promover o desenvolvimento humano e criar um mundo melhor. No espaço da oportunidade, exemplos inspiram a desenvolver novos potenciais.
Missão empresarial
A comitiva regional iniciou viagem ontem com destino a Dubai. A chegada está prevista para hoje, às 18h, no horário de Brasília, 1h da madruga de quarta nos Emirados Árabes Unidos. Ao todo serão três dias de visitação na maior exposição mundial. Também estão agendadas atividades na antiga e moderna Dubai. O grupo conhecerá ainda Abu Dhabi e outros locais de inovação no Oriente Médio. Em 10 de fevereiro ocorre o retorno ao Brasil.
Quem integra a comitiva
Ana Beatriz Giovanoni da Silva – Acil
Adair Gilberto Weiss – Grupo A Hora
Alaidete Brenner Miguel – Goemil
Andrea Feine – Andrea Feine Cortinas
Angela Leonina dos Santos de Castro – Particular
Cristian Rota Bergesch – Acil
Denise Andrea de Carvalho Cyrne – Carvalho & Cyrne Consultoria Ltda
Ederson Pereira Madruga – Certaja
Edson Thomas – Lisi Calçados e Restaurante Bom Tempero
Ervino José Scheeren – Poolseg Corretora de Seguros
Gilberto Feine – Andrea Feine Cortinas
Günter Richter – Richter Gruppe
José Paulo Richter – Richter Gruppe
Lorena Maria Hubert Ecke – Dentista
Márcio Pagliuso Basso – Manserv
Nelson Dirceu Fensterseifer – Fensterseifer & Krunitzky Advogados Associados
Neri Xavier da Silva – Launer Química
Paulo Cezar Kohlrausch – prefeito de Santa Clara do Sul (Amvat)
Renato Lauri Scheffler – Reinigend Química do Brasil Ltda
Ricardo Born Sander – Grupo Independente
Simão Pedro Diehl – Certel
Valmor Vitor Renner – Renner Imóveis