Pela primeira vez na história, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul será presidido por uma mulher. A Desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira foi empossada na tarde desta terça-feira (1º), para o biênio 2022/23. A solenidade foi realizada em formato híbrido no Plenário Ministro Pedro Soares Muñoz, localizado no edifício-sede do TJRS.
Quando o Desembargador Voltaire de Lima Moraes, que presidiu o TJ no último biênio, transmitiu o cargo para Iris Helena, a plateia que prestigiou presencialmente a solenidade aplaudiu o momento. Autoridades e convidados também acompanharam a solenidade através do canal do TJRS no YouTube.
Também tomaram posse o 1º Vice-Presidente, Desembargador Alberto Delgado Neto, o 2º Vice, Desembargador Antonio Vinicius Amaro da Silveira, a 3ª Vice, Desembargadora Lizete Andreis Sebben e o Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Giovanni Conti.
A nova Presidente do TJ afirmou que pela primeira vez na história de quase 150 anos da Casa, uma mulher discursa na posição de Presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. “Este é um fato que muito me honra por representar o ápice de uma trajetória de vida embasada sempre no respeito às pessoas e na busca incessante pelo conhecimento”. ponderou.
Sobre Iris Helena Medeiros Nogueira
Natural de Pelotas, a magistrada é graduada em Direito pela UFPel (1981). Foi Pretora (1985) e assumiu o cargo de Juíza de Direito em 1986. Foi Juíza-Corregedora e também a primeira mulher a ocupar o cargo de Corregedora-Geral da Justiça, entre 2016 e 2017. Foi empossada Desembargadora do TJRS em 2004. Presidiu o Conselho de Administração, Gestão e Planejamento (CONAD) do Tribunal de Justiça na Administração anterior que era conduzida pelo Desembargador Voltaire de Lima Moraes. Foi eleita Presidente do TJRS para o biênio 2022/2023.