Com um discuso de quase 40 minutos, o novo presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (AL-RS), Valdeci Oliveira, sugeriu um mutirão contra a fome, apontou a igualdade como uma de suas bandeiras a cobrou proximidade dos parlamentares com as demandas dos gaúchos. A sessão solene, que marcou o início da gestão do petista, ocorreu nesta segunda-feira (31) no Plenário 20 de Setembro, em Porto Alegre.
O presidente convocou entidades e população para combater a fome no Rio Grande do Sul. “Ao combatermos a fome, senhores e senhoras, estamos promovendo a igualdade entre quem faz três refeições por dia e aquele que sequer tem um pedaço de pão para comer”, afirmou.
Oliveira reiterou que a bandeira de sua gestão é “Menos Indiferença e mais igualdade” e pediu envolvimento dos colegas para aproximar a casa da população. Sobre liderar a Assembleia em ano de eleições, o integrante da bancada de oposição ao Governo garante que vai buscar conduzir os trabalhos com base no diálogo. “A divergência ideológica nunca foi empecilho para se construir pontes e buscar consensos”, declarou.
Avaliação positiva
Cotado para concorrer ao governo do Estado, Gabriel Souza (MDB) se despede da presidência com uma avaliação positiva sobre o trabalho realizado na casa. O emedebista lembrou das dificuldades impostas pela pandemia e afirmou que o trabalho foi voltado a aproximar a Assembleia do povo. “Terminamos este período na presidência do Parlamento gaúcho com a consciência de dever cumprido e de termos contribuído com o Rio Grande do Sul em dos momentos mais desafiadores da nossa história, mas certos de que esta missão não finda aqui”, considera.
A solenidade desta segunda-feira foi acompanhada por familiares do presidente e lideranças de outros poderes a exemplo do Governador Eduardo Leitem, vice e secretários.
Oito votos contrários
Participaram da votação 46 parlamentares. A chapa liderada por Oliveira recebeu 38 votos favoráveis e oito contrários. Não concordaram com a indicação da bancada do PT: Any Ortiz (Cidadania), Luciana Genro (PSOL), Éric Lins (DEM), Giuseppe Riesgo e Fabio Ostermann (Novo), Tenente Coronel Zucco e Capitão Macedo (PSL).
De acordo com Ostermann, a rejeição se deve a exclusão de seu partido nas decisões importantes da casa. “Diante da impossibilidade de oferecer uma candidatura alternativa votamos não”, definiu. A presidência da Assembleia respeita um acordo entre os quatro partidos com as maiores bancadas na casa.
A nova mesa diretora
Presidente – Valdeci Oliveira (PT)
1º Vice – Luiz Marenco (PDT)
2º Vice – Ernani Polo (PP)
1º Secretário – Elizandro Sabino (PTB)
2º Secretário – Gabriel Souza (MDB)
3ª Secretária – Zilá Breitenbach (PSDB)
4º Secretário – Dalciso Oliveira (PSB)
1º Suplente de Secretário – Jeferson Fernandes (PT)
2º Suplente de Secretário – Airton Lima (PL)
3º Suplente de Secretário – Sergio Peres (Republicanos)
4º Suplente de Secretária – Kelly Moraes (PTB)