Lajeado registrou uma nova morte por covid-19 nesta segunda-feira (31). A vítima foi uma mulher de 91 anos, que foi internada ainda no domingo (30), no Hospital Bruno Born (HBB). Assim, a cidade chega a 224 óbitos desde o início da pandemia.
Além disso, Lajeado registrou 481 novos casos de covid-19. Neste momento, são 2.155 casos ativos da doença. No total, desde março de 2020, a cidade soma 20.932 casos de covid. Contudo, neste mesmo período, foram 441 novas recuperações. Somados, são 18.553 pessoas recuperadas da doença.
O número de internações caiu desde sexta-feira (28). Neste momento, nove pessoas estão internadas: quatro estão na UTI covid e cinco nos leitos para casos mais leves.
Destes, 55,6% dos internados são homens e 44,4% são mulheres. A média de idade dos internados subiu para 61 anos.
Mudanças no atendimento
Além disso, a partir do dia 1º de fevereiro, o atendimento de casos gripais e respiratórios será concentrado apenas no Posto de Saúde do Centro e na UPA 24h. O atendimento será das 7h30 às 19h30, sem fechar ao meio-dia, em todos os dias da semana – incluindo sábados e domingos.
Com esta mudança, o Posto de Saúde do São Cristóvão não atenderá mais casos Covid, e manterá apenas as consultas eletivas. Até o dia 31 de janeiro, as demais unidades de saúde seguirão atendendo pacientes com sintomas gripais, mas em dias e turnos específicos. Ou seja, as unidades de saúde voltarão a ter somente as consultas eletivas.
Vacinação
Nesta terça-feira (1º), a vacinação contra Covid-19 seguirá voltada para crianças a partir de oito anos completos ou mais. A vacinação deste grupo ocorre das 8h às 15h, exclusivamente no Posto de Saúde do bairro Montanha. A vacinação dos demais grupos prioritários infantis, que contemplam crianças entre 5 e 11 anos com comorbidades, assim como indígenas e quilombolas com ou sem comorbidades, também segue sendo feita.
Já a vacinação contra covid-19 para todos os maiores de 12 anos segue em Lajeado nesta terça-feira, no CAPS Adulto (Rua Saldanha Marinho, 770 – Centro), também das 8h às 15h. A primeira dose é disponibilizada para todos os maiores de 12 anos. As segundas doses são para quem recebeu a primeira aplicação de Coronavac até quatro semanas, Oxford/Astrazeneca há dez semanas e Pfizer há três semanas.
Já as doses de reforço são para quem completou o esquema vacinal básico há quatro meses. Ou tenha tomado a vacina da Janssen há dois meses. Quem for fazer a segunda dose e dose de reforço deve levar a carteirinha de vacinação física e documento com foto.