Apresentada polo IBGE na sexta-feira, 28, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua mostrou queda de 11,6% na taxa de desemprego nacional, em dados referentes ao terceiro trimestre do ano passado (setembro a novembro).
São 12,4 milhões de desempregados no país, número ainda alto, mas 1,5 milhão menor na comparação com o segundo trimestre, e 2,1 milhões a menos do que o registrado no mesmo período de 2020. O número de pessoas ocupadas aumentou 3,5%. São 3,2 milhões de trabalhadores a mais na comparação com o trimestre anterior.
É a menor taxa de desemprego desde antes da pandemia, em uma demonstração clara de que, apesar do surgimento de novas variantes, o pior começa a ficar para trás. Mesmo considerando o efeito sazonal que sempre eleva o número de vagas ocupadas no período.
A pesquisa também apresenta sinais de fragilidade na recuperação do mercado de trabalho. O crescimento no número de empregados foi maior no regime sem carteira assinada e o salário continua em queda. O rendimento médio ficou em R$ 2.444, o menor desde o início da série histórica (2012).
Apesar de mais pessoas entrando no mercado de trabalho, os postos ocupados são os que tem salários menores. Ao mesmo tempo, faltam profissionais qualificados para ocupar vagas com salários elevados. A distância entre essas duas realidades precisa ser diminuída.
Boa Leitura!
Cinco tendências do varejo
A missão empresarial do Sebrae-RS na maior feira de varejo do mundo – a NRF em Nova Iorque – resultou em ampla imersão nas principais tendências para o futuro do varejo. Liderado pelo coordenador estadual de projetos de Moda e Varejo do Sebrae RS, Fabiano Zortéa, o grupo de dez pequenos negócios do Estado também participou de visitas técnicas e conheceu a aplicação prática de conceitos ainda experimentais, mas que prometem revolucionar o setor.
Zortéa enumera as cinco principais tendências que merecem atenção dos empresários gaúchos, em especial pela aderência junto à nova geração de consumidores.
São elas:
• Foco na experiência do cliente, de forma a fortalecer o engajamento entre marcas e consumidores.
• Metaverso como ferramenta de imersão online;
• Eficiência operacional para atender e não gerar frustração;
* Ciência de dados para impulsionar a tomada de decisão estratégica;
* Entender as necessidades do cliente e focar na conveniência ditada por ele.
Para entender de Venture Capital
A Stars Aceleradora promove na segunda-feira, 31, a Live “Venture Capital é para todo mundo?”. O evento é realizado em parceria com a Vibee Unimed, Taquari Valley e SebraeX e terá participação do Co-fundador e CTO da BIMachine, Augusto Fleck e da CMO da Startup O Amor é Simples, Laís Ribeiro, com mediação da Vice-presidente da Associação Gaúcha de Startups, Laís Ribeiro. A transmissão começa às 19h, nas redes sociais da Stars.