A comitiva regional organizada pela Acil embarca na segunda-feira, 31, rumo à Expodubai. Mais antigo e tradicional evento global de tecnologia, a feira mundial ocorre nos Emirados Árabes com o objetivo de conectar mentes e construir o futuro. O grupo A Hora acompanha a missão empresarial, com ampla cobertura no rádio, jornal e portal de notícias, transmitida na visão e análise do diretor executivo Adair Weiss.
A iniciativa tem o patrocínio de Smart Tecnologia, Colégio Evangélico Alberto Torres (Ceat) e a Lyall – Construtora e Incorporadora. O propósito é oferecer aos leitores, ouvintes e internautas notícias e informações apuradas sobre as inovações que já existem no mundo e podem transformar a realidade da região.
“Não podemos apenas nos deslumbrar com a tecnologia, e sim interpretar, analisar o que é possível fazer e colocar em prática dentro da nossa realidade”, afirma. Weiss ressalta que a participação em missões regionais, sejam elas dentro ou fora do Brasil, faz parte da tradição do Grupo A Hora.
Em 2010, a empresa integrou comitiva que visitou a região da Galícia, na Espanha, onde liderança regionais buscaram inovações para o agronegócio, com destaque para a cadeia leiteira. Em 2017, o jornalista Rodrigo Martini visitou Portugal, Itália e Alemanha para avaliar as diferenças entre o desenvolvimento da região e dos países que predominaram a colonização do Vale do Taquari.
O A Hora também participou das missões ao Porto Digital de Recife, em Pernambuco, e à Fundação Certi, de Florianópolis, Santa Catarina. Ambas resultaram em insights para o desenvolvimento tecnológico do Vale do Taquari. “O mundo tecnológico vem chegando aí e temos de estar, no mínimo, informados sobre ele.”
Weiss acredita que o evento pode ajudar na busca por novas vocações regionais para além da produção primária. Como o Vale do Taquari não é um grande produtor de commodities, defende a geração de valor agregado aos produtos do agro, processo necessariamente permeado por tecnologia e inovação.
Roteiro definido
Uma reunião no sábado, 22, definiu os últimos detalhes da visita à feira, incluindo orientações sobre vestimentas adequadas e cuidados com a covid-19. Também foram definidos quais pavilhões serão visitados, entre os 191 que representam os países participantes do evento.
Entre eles estão o pavilhão da China, mais importantes parceiro comercia do Brasil, que tem como destaque um “carro pássaro” movida a energia elétrica. A visita ao pavilhão da Alemanha terá foco no transporte subterrâneo, além de atividades interativas relacionadas à energia, cidades do futuro e biodiversidade com inovações sustentáveis.
Também serão visitados as exposições da Índia, com destaque para produção de energia, e da República Tcheca, que exibe um sistema de geração de água potável a partir da umidade do ar. A comitiva ainda visitará os pavilhões dos Emirados Árabes, Brasil, Suíça e Japão.
Após sair do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, o grupo fará escalas em Guarulhos (SP) e Istambul, na Turquia. A chegada em Dubai está prevista para a madrugada do dia 2. A comitiva retorna ao Brasil no dia 10 de fevereiro.
Tradição secular
Idealizada pelo Príncipe Albert, da Inglaterra, a primeira edição da Expo Universal ocorreu em 1851, em Londres, unindo nações sob o impacto da Revolução Industrial. Em 1876, o evento realizado na Filadélfia, Estados Unidos, apresentou ao mundo o telefone e teve Dom Pedro II como visitante.
Em 1889, o governo francês construiu a Torre Eiffel para ser a peça central da Expo que ocorreu naquele ano em Paris. O Brasil recebeu o evento 1922, no Rio de Janeiro. A edição do evento ocorreu em 2017, no Cazaquistão. Prevista para ocorrer em 2020, a Expodubai foi adiada devido a pandemia de Covid-19.