O Partido dos Trabalhadores já iniciou um trabalho para revigorar a sigla no Vale do Taquari. Desgastado pelos efeitos da Operação Lava Jato e pela queda da ex-presidente Dilma Rousseff, o principal partido da Esquerda nacional busca retomar o protagonismo que já resultou na sonhada e árdua conquista da principal prefeitura da região, em 2012. Paralelo a este movimento, o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) também inicia um processo de reorganização em Lajeado.
Em âmbito nacional, a sigla foi criada em 2004. E faz quatro anos que o PSOL possui uma relação notória com a nossa região. O presidente do partido é natural de Taquari. Juliano Medeiros iniciou na militância no fim dos anos 90, na presidência do Grêmio Estudantil da Escola Pereira Coruja, e também atuou no gabinete de relações comunitárias do então governador, Olívio Dutra, em Lajeado. Por fim, atuou em Porto Alegre, onde ajudou a refundar a ULES, antes de partir a Brasília.
Ou seja, a relação do PSOL com o Vale do Taquari é marcante. E a intenção de um novo grupo de simpatizantes é aumentar ainda mais essa representatividade. Em Lajeado, o processo é capitaneado por ativistas de diversos segmentos. São professores das redes públicas estadual e municipal, do IFSul, além de artistas e técnicos. Eles estão preocupados com a falta de debate local acerca das pautas ligadas às questões de gênero, igualdade racial, e outras questões sociais.
Professor da rede estadual em Lajeado, Oséias Souza de Freitas está à frente deste novo movimento do PSOL na principal cidade do Vale do Taquari. Segundo ele, o partido não pretende cooptar ou capitanear esses movimentos e essas organizações sociais. “Mas entendemos que os mesmos precisam ter vez e voz aqui em Lajeado e região. Ou seja, pretendemos ser uma opção que oportunize a esses movimentos dialogarem com os demais setores da sociedade”, ressalta.
Ainda de acordo com Freitas, o PSOL quer se posicionar como “o guarda-chuva sob o qual os movimentos sociais e os trabalhadores podem recorrer e expor as suas angústias e as suas lutas”. Por fim, o representante local da sigla afirma que a sigla possui dois objetivos imediatos: organizar a comissão provisória do partido em Lajeado e trabalhar a campanha de Pedro Ruas ao governo do Estado do Rio Grande do Sul. “Todos que se sentem incomodados com as injustiças sociais são convidados a proporem conosco uma saída para os trabalhadores e trabalhadoras”, finaliza.
Vacinação obrigatória?
O Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG) realizou encontro na quarta-feira. No evento, realizado na sede do MPSP, foi aprovada Nota Técnica ressaltando, com fundamento no artigo 14 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a obrigatoriedade da imunização contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos.
Posse no TJ/RS
Nesta terça-feira, às 14h, tomará posse a nova administração do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul para o biênio 2022-2023. Além da Presidente eleita, Desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, primeira mulher a chefiar o Judiciário gaúcho, integram a gestão os Desembargadores Alberto Delgado Neto (1º Vice-Presidente), Antonio Vinicius Amaro da Silveira (2º Vice-Presidente), Lizete Andreis Sebben (3ª Vice-Presidente) e Giovanni Conti (Corregedor-Geral da Justiça).
Errata
Na edição de ontem, no tópico sobre o reajuste do funcionalismo público e dos secretários municipais de Arroio do Meio, citei que o vereador Cesar Kortz (MDB) é o presidente do legislativo. A bem da verdade, ele era o presidente no momento em que os projetos foram protocolados na Câmara, em dezembro de 2021.
• Perseguição? Em Travesseiro, a vereadora e agente comunitária de saúde, Mariléia Fussinger (PTB), está em uma situação delicada. Só em 2021, o governo municipal abriu três sindicâncias contra a servidora pública. E ela é Oposição ao Executivo.
• O PL de Encantado avança na formatação de um diretório local. O primeiro encontro ocorreu nesta semana, com participação de Renata Cherini, Coordenadora Regional da sigla, e Felipe Diehl, pré-candidato a deputado federal. O próximo encontro ocorre no dia 22 de fevereiro.
• Ainda em Encantado, a provável decisão do governo estadual de manter a praça de pedágio naquele município deve gerar fortes retaliações a partir da próxima semana. Ontem, em entrevista ao programa Frente e Verso, o prefeito de Arroio do Meio, Danilo Bruxel (PP), celebrava o fato da cobrança não ser levada para o seu município.
• Bruxel afirmou, inclusive, que o edital para a concessão das rodovias estaduais no Vale do Taquari deve ser lançado em fevereiro. Aguardemos.
• Edson Brum (MDB), deputado estadual eleito e atual Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, participou de um podcast nesta semana. E, no momento de divulgar a participação, ele reforçou a ligação com Rio Pardo.
• A Sessão Extraordinária do ontem, não teve transmissão via redes socias. Segundo nota da Câmara, o fato ocorreu “devido ao fato dos responsáveis técnicos estarem necessitando de cuidados com sua saúde”.
• E o Memorial da Enchente, em Lajeado?