Começou o Gauchão 2022. Juventude e Inter fizeram o primeiro jogo do campeonato. No estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, a equipe de Porto Alegre venceu por 2 a 1. Mauricio e Yuri Alberto marcaram os gols do Inter. Ricardo Alberto, de pênalti, descontou para o time da casa.
A partida marcou a estreia de Alexandre Medina à frente do Inter, que não pode contar com os reforços já anunciados para este ano. O time foi montado em um 4-2-3-1 e teve Dourado e Edenilson como volantes e, mais à frente, Taison centralizado. Maurício jogou pela direita, Boschilia atuou pela esquerda e Yuri Alberto foi o centroavante.
Enquanto isso, o Juventude colocou todo mundo para jogar. Uma das novidades do ano, Guilherme Parede foi titular no ataque ao lado de Ricardo Bueno e Capixaba.
Os gols foram marcados no segundo tempo. Moisés, após se projetar pela esquerda, encontrou Maurício no meio da área, que não teve dificuldade para fuzilar o goleiro do Juventude e abrir o placar. Logo após perder uma clara chance de contra ataque, Yuri Alberto recebe passe de Boschilia e amplia o marcador.
Mais tarde, após cruzamento para área colorada, Rodrigo Dourado coloca a mão na bola e o árbitro Roger Goulart marca pênalti. Ricardo Bueno cobrou, deslocou o goleiro Daniel e diminuiu para o Juventude.
Gauchão — 1ª Rodada — 26 de janeiro 2022
JUVENTUDE (1)
William; Rodrigo Soares, Danilo Boza, Rafael Forster (Moraes, 44’/2ºT) e William Matheus; Jadson, Darlan e Chico (Hélio Borges, 36’/2ºT); Capixaba (Dudu, 36’/2ºT), Ricardo Bueno (Vitor Gabriel, 36’/2ºT) e Guilherme Parede (Rodrigo Bassani, 18’/2ºT)
Técnico: Jair Ventura
INTER (2)
Daniel; Heitor, Bruno Méndez, Víctor Cuesta e Moisés; Dourado e Edenilson; Mauricio (Caio Vidal, 25’/2ºT, depois Kaique Rocha, 49’/2ºT), Taison (Johnny, 43’/2ºT) e Boschilia (Liziero, 25’/ºT); Yuri Alberto (Matheus Cadorini, 43’/2ºT)