O Campeonato Gaúcho de 2022 inicia hoje. Doze equipes estão na disputa da competição mais tradicional do Rio Grande do Sul. Como de costume, a dupla Gre-Nal inicia o campeonato com o favoritismo ao título. O Grêmio é o tetracampeão, enquanto que o Inter busca uma taça que não conquista desde 2016. O Vale do Taquari não estará representado por nenhuma equipe, mas possui diversos profissionais, dentre jogadores, árbitros e comissão técnica, envolvidos no torneio.
Natural de Roca Sales, o atacante Padu Carvalho é uma das esperanças do São José. O atleta alcançou projeção no futebol amador e nas divisões de base, até chegar à equipe da Região Metropolitana. Esta será a sua segunda participação no Gauchão. Na temporada passada jogou no Novo Hamburgo. “Neste ano estou me preparando e concentrado para poder ajudar minha equipe da melhor forma.”
Padu considera o Gauchão uma grande competição, das mais competitivas do país e marcada pelo equilíbrio. Por isso, vê na competição uma oportunidade de vitrine, onde se empenhará ao máximo para que ela sirva de trampolim para a sua carreira. “A expectativa de todos dentro do clube é que podemos fazer um bom Gauchão, dando continuidade no trabalho que foi feito ano passado e brigando pra estar entre os quatro primeiros colocados.”
Outro atleta que busca projeção no campeonato é o zagueiro Kesley Mattes, de Bom Retiro do Sul. Essa será a terceira vez que disputa o Gauchão pelo Novo Hamburgo.
No tetracampeão Grêmio, Ruimar Kunzel estará nas primeiras rodadas ao lado do técnico César Lopes. Natural de Marques de Souza, Kunzel é o auxiliar técnico do time de transição do tricolor.
Vale representado no apito
Não é só com a bola que o Vale do Taquari estará representado. Leandro Vuaden e Rafael Klein serão os árbitros, enquanto que Jorge Bernardi e Juarez de Mello Junior estarão nas bandeiras. Na primeira rodada, Vuaden será o responsável por controlar o jogo entre Grêmio e Caxias, na Arena. Já Junior estará na partida entre Ypiranga e São Luiz.
Fórmula de disputa
Em 2022, os 12 participantes se enfrentam em turno único em onze rodadas. Os quatro melhores avançam para as semifinais. Os dois últimos colocados caem para a segunda divisão, denominada Divisão de Acesso. As semifinais e a final serão disputadas em partidas de ida e de volta.
O primeiro colocado, excluindo a dupla Gre-Nal, recebe o Troféu do Interior. O campeonato do Rio Grande do Sul classifica três times para a Copa do Brasil e duas para a Série D do Brasileirão.