Uma ciclovia de muitas mãos

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Uma ciclovia de muitas mãos

Vale do Taquari

A projeção de uma ciclovia intermunicipal entre os municípios de Estrela, Colinas e Imigrante deve fomentar ainda mais o turismo naquela belíssima região do Vale do Taquari, que por anos foi destino do roteiro “Delícias da Colônia”. O trecho da ERS-129 que margeia o Rio Taquari já é destino de milhares de ciclistas a cada ano. E, apesar dos investimentos anunciados pelos governos estadual e municipais, a construção de uma estrutura segura ainda dependerá de muitas mãos.

O projeto aprovado junto ao Avançar no Turismo prevê cerca de R$ 12 milhões entre recursos do estado e das três cidades envolvidas. Mas não será suficiente. O espaço vai precisar de manutenção constante e de outros investimentos para atrair ainda mais turistas e usuários. Sinalização atualizada (inclusive bilíngue), pontos de parada, espaços para venda de lanches e bebidas, dispositivos inovadores de segurança e outras ideias serão necessárias para também monetizar a estrutura que deve se tornar um novo produto turístico do Vale do Taquari. O caminho é longo. Mas vale a pena.

Nova carta à Lula

A coordenação regional do Partido dos Trabalhadores (PT) trabalha com intensidade para aproximar Luiz Inácio Lula da Silva do Vale do Taquari. O ex-presidente já visitou Lajeado nos anos 80 e também em 1998 (foto), às vésperas do pleito geral daquele ano. As últimas aparições do ícone da esquerda nacional ocorreram ao lado do então postulante a governador do RS, Olívio Dutra (PT), e também junto ao então candidato a vice na chapa presidencial, o saudoso Leonel de Moura Brizola, que foi essencial para o traçado da BR-386 em Lajeado, e que completaria 100 anos de idade na sexta-feira.

Coordenador Regional do PT, e suplente de vereador em Lajeado, Jones Fiegenbaum está à frente deste movimento para trazer Lula novamente ao Vale. Uma carta já foi enviada ao Diretório Nacional. A ideia era aproveitar a visita dele ao Fórum Social Mundial, em Porto Alegre. Entretanto, o evento será virtual em função do aumento de casos da covid-19. “Vou encaminhar outra carta”, garante ele. Paralelo a isso, os novos contatos com deputados estaduais e federais devem aproximar as partes e facilitar a interlocução entre a cúpula do partido e a coordenadoria local.

A ideia é organizar um roteiro pelas cidades polos do Vale, e conhecer pequenos municípios. “Vou gastar energias para trazer o Lula”, reforça. No passado, líderes do PT local, como Auri Heisser e Sérgio Rambo, obtiveram êxito. Em 1998, ambos participaram diretamente das recepções ao ex-presidente. Rambo foi o motorista. “Colocamos ele em cima de uma Saveiro”, lembra. Heisser cuidou da organização geral. “Lembro a pressão para cumprir horários”, comenta. “Mas tanto Lula como o Brizola foram muitos atenciosos. A humildade deles chamou a atenção”, acrescenta.

Sugestões à Rua Júlio de Castilhos

Durante a quinta-feira, uma equipe da Secretaria de Planejamento e Urbanismo de Lajeado (Seplan) circulou pela rua Júlio de Castilhos para realizar uma pesquisa. Frequentadores e comerciantes da principal rua da cidade responderam a um questionário que visa traçar algumas prioridades para a recuperação da via pública. A ideia é revigorar, reurbanizar e requalificar o trecho entre o entroncamento com a Av. Alberto Pasqualini e a beira do Rio Taquari.

Cerca de 80 pessoas responderam ao questionário, que esteve baseado em cinco princípios: segurança viária; acesso e mobilidade; vitalidade econômica; saúde pública e qualidade ambiental. A equipe da Seplan compilou os dados e, mediante uma análise prévia, já identificou algumas demandas. Entre as sugestões da comunidade, destaque para os pedidos de alargamento da calçada; instalação de mobiliário urbano; implementação de ciclovias; arborização; espaços de estar e permanência; e melhorias de infraestrutura das calçadas.

Tiro curto

  • Eleições 2022. A coordenação regional do PT quer trazer o ex-presidente Lula para fazer campanha no Vale do Taquari. Admiradores e eleitores de Jair Bolsonaro convidaram o atual presidente para a inauguração do Cristo Protetor. São os dois principais candidatos no pleito nacional. E manter proximidade com tais agentes é sempre interessante.
  • Na quinta-feira, dia 27, será apresentado o Programa Acelera Turismo, cujo objetivo é fomentar o turismo nos municípios do G7 (Colinas, Fazenda Vilanova, Imigrante, Paverama, Poço das Antas, Teutônia e Westfália). O projeto é coordenado pelo Comitê Gestor, formado pelos municípios, a Amturvales, Sebrae, Emater, Senar, Senac, Univates e a Cooperativa Sicredi Ouro Branco.
  • Na madrugada de sexta-feira, um ciclista morreu atropelado em Lajeado. A tragédia ocorreu no acesso ao bairro Centenário, às margens da BR-386. Ele estava retornando do trabalho. O motorista o atingiu pelas costas. E fugiu. O fato reforça a necessidade de garantirmos ciclovias seguras para quem depende da bicicleta para o labor diário. Especialmente às margens das rodovias.
  • Em Lajeado, a inadimplência no IPTU caiu de 20,32% para 19,24% entre 2020 e 2021. Entre as novidades implantadas pelo Executivo, o programa IPTU Transparente, disponível no site do município. Segundo as informações disponíveis, os menores índices de inadimplência estão nos bairros Alto do Parque, Americano e Bom Pastor (11,4%, 11,8% e 17,1%). Na outra ponta, Imigrante, Santo Antônio e Igrejinha (78,2%, 77,7% e 50,3%).

 

Acompanhe
nossas
redes sociais