Rosas, azuis ou verdes. As cores têm diferentes significados na hora de ajudar as pessoas de forma emocional. E, com os cristais, não é diferente. Eles têm poderes de estimular o amor próprio, a criatividade, a saúde ou mesmo o sucesso financeiro. E, foi por meio deles, que a publicitária Amanda Angonese encontrou uma paixão.
Idealizadora da Âma Pedras e Cristais, iniciou a ideia em 2020. Recém formada e trabalhando na agência de publicidade da família, tinha vontade de fazer algo diferente. Com a pandemia e a percepção de que as pessoas, em casa, estavam precisando de cada vez mais cuidado, encontrou nos cristais uma forma de ajudar. E, assim, abriu a loja.
“No início eu levei mais como uma complementação do meu trabalho. Se não desse certo estava tudo bem”, conta Amanda. Mas a demanda pelos cristais cresceu e ela passou a dedicar cada vez mais tempo à profissão que, hoje, é uma de suas principais rendas.
Seus usos
A publicitária destaca que os cristais têm diversas funcionalidades. Além do uso para a meditação, para a cristalterapia e terapia de reiki, também são encontrados em celulares ou computadores. Na área emocional, podem auxiliar contra a ansiedade, insônia e outros problemas de saúde.
Amanda vende os cristais por meio do site cristaisama.com.br, na Shoope, na página no Instagram @cristais.ama, ou na loja física, com hora marcada. Algumas das pedras são importadas. Como as selenitas, vindas de Marrocos. Outras são de Soledade e Ametista do Sul.
Como escolher
Amanda explica que as pedras são escolhidas de acordo com a necessidade de cada cliente. Pessoas com ansiedade, por exemplo, costumam levar a sodalita, que acalma as emoções e equilibra a energia mental. Já para a insônia, o cristal indicado é a ametista. “Nós também ajudamos nessa escolha. Então sempre pergunto o que a pessoa está procurando e indico a pedra própria para isso”, ressalta.
Ela ainda explica que o quartzo rosa é a pedra do amor, da harmonia, e do amor próprio. Pedras com tonalidades azuis, no entanto, como o quartzo azul e amazonita, são cristais para estudo, concentração, foco e criatividade.
Já os de tonalidades verdes, como o quartzo verde, são indicados para a saúde. E a pirita, com uma tonalidade que parece ouro, é uma pedra para sucessos financeiros.
As pedras emitem energias positivas a todo tempo, então não há mistério na sua utilização. Elas poden ser seguradas nas mãos ou só estar perto das pessoas para que seja possível sentir a sua energia. E, o mais importante, é estar aberto para recebê-la.
*Veja na galeria abaixo mais detalhes*
Formação dos cristais
Estas pedras naturais surgem a partir de fissuras nas rochas, e seu processo de formação inicia quando o magma que está no centro da terra encontra um caminho pelas fendas e fissuras da superfície.
Com o resfriamento, surgem as rochas que, neste processo, podem apresentar cavidades formadas com a água que penetra da superfície em direção ao subsolo e, assim, começa a formação do cristal.