Pluralidade

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Pluralidade

O Grupo A Hora iniciou o ano de 2022 com a mesma certeza do ano passado: a pluralidade precisa acompanhar todo e qualquer veículo de comunicação. Nessa quarta-feira, a Rádio A Hora deu sequência à sua cobertura política de âmbito estadual, e presenteou o ouvinte com os posicionamentos de dois pré-candidatos ao governo do RS que são absolutamente antagônicos.

Edegar Pretto (PT) e Ônix Lorenzoni (PL) talvez não sejam efetivamente candidatos em outubro. Nos bastidores, setores cogitam uma união entre o PT e o PSB de Beto Albuquerque. Da mesma forma, Lorenzoni ainda vai passar por alguns testes de ferro até confirmar a candidatura. As indefinições persistem no MDB, no PSOL, no próprio PSDB, entre outras siglas.

Mas, e voltando ao tema da pluralidade, o Grupo A Hora deu voz aos mais expoentes representantes da Esquerda e da Direita neste período pré-eleitoral. E, incrivelmente, este fato tão necessário à democracia e ao DNA do jornalismo ainda gera muitas críticas em uma pequena parte da audiência. É um público que só quer ouvir um lado. Infelizmente.


Empatia?

Sempre que você ler algum texto ou manchete com o termo “Bolsonarista” junto ao anúncio de um novo óbito decorrente da covid-19 (ou o termo “negacionista” para identificar a vítima), o redator está afirmando, de forma indireta e cheio de “amor ao próximo”, que tal pessoa merecia morrer. É um verdadeiro deboche mórbido. Uma absoluta falta de empatia.


Por ora, Moresco segue no Codevat

Ex-vereador e ex-secretário municipal de Encantado, o advogado Luciano Moresco perdeu a paciência com os recorrentes problemas no abastecimento de energia elétrica no Vale do Taquari. Conhecedor das mais diversas reivindicações que resultaram em quase em nada nos últimos anos, ele concedeu uma entrevista contundente no programa Frente e Verso de ontem. Entre as frases, e cansado de tanta inoperância por parte das autoridades competentes, ele prometeu deixar o cargo de presidente do Codevat caso não consiga uma solução para o problema. O mesmo tom foi levado à audiência com RGE, MP e AGERGS, em Porto Alegre (foto). E, por ora, ele fica.


Uma nova Júlio de Castilhos

A pesquisa realizada pela Secretaria de Planejamento e Urbanismo de Lajeado (Seplan) angariou mais de 80 questionários. O objetivo é buscar sugestões e conceitos para efetivar um processo de requalificação da principal rua da principal cidade do Vale do Taquari: a Júlio de Castilhos. Criar um ambiente seguro e agradável para motoristas, pedestres, ciclistas, moradores e comerciantes é um desafio que precisa ser enfrentado. E a Seplan está no caminho certo.


Desconstrução e atraso

O vereador de Lajeado, Sérgio Kniphoff (PT), apresenta uma versão interessante para a falta de representatividade regional na política estadual ou nacional. Segundo ele, muitas entidades representativas ou agentes públicos (e privados) de outras esferas costumam desprezar, desconstruir ou mesmo desdenhar a classe política. E ele tem razão. Desta forma, é fácil compreender a despreocupação do eleitor comum para com um deputado do Vale do Taquari.


• A suspensão da vacinação pediátrica em Estrela, em função de casos positivos de covid-19 entre os profissionais de saúde responsáveis (muitos deles assintomáticos), é um momento emblemático desta interminável e maldita pandemia.
• Secretária de Cultura e Turismo de Estrela, Carine Schwingel teve grande destaque no primeiro ano de mandato do atual prefeito, Elmar Schneider (PTB). E há quem diga que ela já está cotada para ocupar um cargo no alto escalão do governo estadual, desde que a vitória no pleito de outubro seja do emedebista Alceu Moreira.
• Ainda em Estrela, o governo municipal não definiu o nome do Diretor Executivo da Empresa Pública de Logística Estrela, a E-LOG, responsável pela gerência do porto e do aeródromo.
• O governo de Santa Clara do Sul inaugura uma nova Escola de Educação Infantil. A solenidade ocorre amanhã, a partir das 9h30min, na Av. Emancipação.
• O PDT Nacional protocolou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a venda da Corsan por parte do governo gaúcho. O partido busca a suspensão dos atos de alienação da estatal.
• A proposta de uma praça interativa ligada ao turismo deve fortalecer ainda mais a busca de investidores pelas áreas lindeiras à BR-386 Projetada para ocupar uma área do 386 Business Park, em Estrela, o espaço temático deverá ser mais um elo entre todos os municípios do Vale do Taquari e uma forma de monetizar ainda mais os nossos atrativos turísticos.


Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais