Porto e Aeródromo (quase) municipais

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Porto e Aeródromo (quase) municipais

Prefeito de Estrela, Elmar Schneider (PTB) está otimista em relação aos avanços junto ao porto fluvial e ao aeródromo regional. Ontem, em Porto Alegre, o chefe do Executivo estrelense esteve reunido com o presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza (MDB), e o secretário estadual de Governança e Gestão, Cláudio Gastal. Schneider quer a doação, por parte do Estado e por definitivo, das áreas do porto e do aeródromo. Hoje o município possui apenas o direito de uso e gestão dos respectivos espaços. E isso gera insegurança jurídica ao município e afasta eventuais investidores.


Internacionalização de Estrela

Ex-secretário de Desenvolvimento e Inovação (Sedis) de Estrela, o empresário contábil Rodrigo Kich segue atuando em prol do desenvolvimento coletivo. Na semana passada, e dando seguimento ao projeto “Nossa Estrela pelo Mundo”, lançado durante o seu período à frente da pasta e cujo objetivo é projetar a cidade no plano internacional, ele representou o município em um encontro na sede do Consulado Geral da Alemanha, em Porto Alegre, para uma reunião com o Cônsul Geral, Milan Simandl. Na ocasião, o consultor do projeto, Cezar Roedel, também estava presente.

“São pontes importantes para a intensificação comercial e cultural”, afirma Kich. Entre as pautas do encontro, a colonização alemã em Estrela, diversas questões culturais e, claro, a necessidade de intensificar as relações comerciais. O Cônsul Geral foi convidado para conhecer a região e os festivais alemães, assim como todo o modal logístico da cidade, com destaque ao Porto. Hoje, e em termos globais, a Alemanha é o sétimo maior fornecedor do município, que importa massivamente tecnologia e equipamentos. E Estrela tem alto potencial para exportações.


Pra cima da RGE (de novo)

A Amvat também estará representada na reunião de hoje entre Ministério Público Estadual, Codevat, Agergs e a Concessionária RGE. O presidente da associação e prefeito de Colinas, Sandro Hermann (PP), estará em Porto Alegre para acompanhar o encontro e levar as demandas dos municípios representados. Afinal, a queixa é grande (e histórica) contra o serviço de energia elétrica na região. Especialmente na área rural.


Representatividade

O Vale do Taquari está bem representado no governo estadual. Foram poucas as vezes em que a alta cúpula do governador reuniu um número expressivo de agentes da nossa região. Marjorie Kauffmann à frente da Fepam, Jonatan Brönstrup na Casa Civil, Mauro Hauschild, na Secretaria da Justiça, Edson Brum (por que não?), na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, entre outros, são alguns nomes que já despontavam. Agora, o Vale será devidamente representado na área da inovação e tecnologia.

E o reconhecimento à Simone Stulp (centro na foto), que ontem assumiu como secretária substituta da SICTRS, é um reconhecimento a todo esforço dos movimentos que se iniciaram em 2017, mas cuja semente foi plantada pela Univates faz algumas décadas.


• Na primeira Assembleia da Amvat em 2022, em Encantado, a associação registrou a presença de prefeitos ou representantes (secretários e procuradores jurídicos) de 23 municípios do Vale do Taquari. Chefe do Executivo de Lajeado, Marcelo Caumo (PP) faltou novamente. Desta vez, em função do teste positivo para a covid-19. Ele também não enviou qualquer representação municipal ao encontro.
• Cíntia Agostini é a nova Coordenadora Administrativa do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari, o nosso Tecnovates. Ela assumiu o lugar da professora Simone Stulp.
• As prefeituras solicitam uso racional da água potável. Entretanto, e como é de praxe, o consumo urbano tem aumentado e muito nestes dias de calor escaldante. E isso é compreensível.
• Na noite de terça-feira, a Câmara de Encantado quase pegou fogo (literalmente) após um problema na caixa de luz. Tudo foi controlado pelo Corpo de Bombeiros. Após o recesso, as sessões também prometem “pegar fogo”. Especialmente no que se refere ao projeto de lei que cria regras mais justas (para quem paga os impostos) de ressarcimento das famigeradas “diárias” dos vereadores.
• O governo de Estrela criou uma forma de homenagear (por decreto do prefeito) os cidadãos de maior destaque na cidade. Por meio de lei aprovada no plenário, o executivo criou o título de “Embaixador de Estrela”. Até então, as homenagens eram prerrogativas exclusivas da Câmara de Vereadores., por meio do título de “Cidadão Estrelense”.
• Com a proximidade do pleito eleitoral, alguns prefeitos do Vale do Taquari intensificam as campanhas (por meio das redes sociais e até assessorias de imprensa) para deputados estaduais e federais de fora do Vale do Taquari. Tudo graças às emendas parlamentares, um recurso público disponível aos agentes públicos (no Brasil, é claro) para a compra institucionalizada de votos e apoio político. Tudo sob uma chuva de risos e aplausos.


Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais