Primeiras crianças recebem vacinas contra covid-19 em Lajeado

Coronavírus

Primeiras crianças recebem vacinas contra covid-19 em Lajeado

Neste primeiro momento, a vacinação é destinada a crianças com comorbidade, quilombolas e indígenas

Primeiras crianças recebem vacinas contra covid-19 em Lajeado
Luiza de Oliveira, de 11 anos, estava ansiosa para receber a dose pediátrica nesta quarta-feira (19)

Lajeado começou a vacinar crianças de 5 a 11 anos contra covid-19 nesta quarta-feira (19). A primeira criança a receber a dose pediátrica da Pfizer foi Ezequiel Haubman, de 11 anos, que se enquadra no critério de comorbidades – neste primeiro momento, a vacinação é destinada a crianças com comorbidade, quilombolas e indígenas.

Segundo Isaura Rego Hauman, mãe de Ezequiel, a pandemia fez com que o filho ficasse dois anos sem ir à escola, o que vai mudar com a vacinação. “Eu não levaria ele enquanto não estivesse vacinado. A vacina vai ajudar a proteger meu filho”, pontuou.

Quem estava ansiosa para se vacinar contra covid-19 era Luiza de Oliveira, também de 11 anos. De acordo com sua mãe, Cláudia de Oliveira (37), a família não poderia descartar algo que veio para ajudar a proteger a filha. 

“Acho muito importante as crianças fazerem a vacina. Minha filha estava ansiosa acompanhando nas mídias a vacinação das crianças porque ela queria muito fazer. Para nós, a vacinação representa uma vitória”, avaliou.

Roca Sales abre inscrições para cargos do Conselho Tutelar

Sobre a vacinação

Neste primeiro momento, as vacinas estão sendo feitas nos grupos prioritários, que contemplam as crianças com comorbidades, indígenas e quilombolas com e sem comorbidades. Nesta quinta-feira (20), a imunização será feita das 8h às 15h, exclusivamente no Posto de Saúde do Montanha.

Para as crianças com comorbidade, serão consideradas aquelas que tenham doenças neurológica, cardiovascular (cardiopatias), hematológicas, renal crônica, hepáticas, obesidade, imunodeficiência, pneumopatias, diabetes mellitus e Síndrome de Down.

Já as crianças indígenas e quilombolas serão abordadas diretamente pelas equipes de saúde para que possam se organizar para a vacinação nesta fase.

Após a aplicação da vacina, a criança ficará em observação por 20 minutos. Segundo a Secretaria de Saúde de Lajeado, esse tempo é necessário para “observar eventos adversos que possam ocorrer logo após a aplicação da vacina”. 

Para realizar a vacina, é necessário levar os documentos de identificação do responsável que estiver acompanhando a criança, a carteirinha de vacinação da criança, documento de identificação da criança, assim como documentos comprobatórios da comorbidade.

A vacina que será usada nas crianças é a Comirnaty pediátrica, produzida pelo laboratório Pfizer/Biontech. A vacina será aplicada em duas doses, com intervalo de oito semanas entre a primeira e a segunda dose. 

Vacinação contra Covid-19 para crianças entre 5 e 11 anos

Local: Posto de Saúde Montanha (pela entrada principal)

Endereço: Rua João Sebastiany, 1.312 – Bairro Montanha

Horário: 8h às 15h (sem fechar ao meio-dia)

Documentos necessários: documento de identificação do responsável, documento de identificação da criança e carteirinha de vacinação da criança, bem como documento comprobatório da comorbidade, que pode ser um dos três abaixo:

  1. a) Documento padrão preenchido e assinado por um profissional da saúde que deve estar pronto para entregar no dia da vacinação. O modelo padrão de comprovante está disponível aqui
  2. b) Receita de medicamento que comprove a comorbidade (receita prescrita há no máximo 12 meses)
  3. c) Laudo médico atestando a comorbidade.

Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais