Enfim, a ciclovia

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Enfim, a ciclovia

É um sonho que está muito próximo da realidade. Não foram poucas as vezes em que o Grupo A Hora abordou o debate sobre uma ciclovia intermunicipal entre os municípios de Estrela, Colinas e Imigrante. O projeto ambicioso serve para fomentar ainda mais o turismo naquela região, já que milhares de ciclistas já utilizam o trecho para esporte e lazer durante os sete dias da semana, mas também é um fator importante para garantir segurança aos moradores próximos à ERS-129.

Na manhã de ontem, o Estado anunciou uma novidade que é resultado de muitas reuniões e articulações entre governador e prefeitos. Elmar Schneider (PTB), o chefe do Executivo de Estrela, foi um dos principais agentes deste complexo empreendimento. Além de garantir R$ 3,9 milhões em recursos estaduais para a construção da ciclovia até a divisa com Colinas, o gestor articulou a inclusão do município vizinho (e também de Imigrante) no programa Avançar no Turismo.

Schneider sabe que o sucesso da ciclovia estrelense depende das cidades vizinhas. Desta forma, todos ganham. Aliás, e para o sucesso completo da empreitada, Estrela e os demais municípios também precisam desembolsar recursos à obra. O mesmo deve ocorrer com a iniciativa privada. E tudo ficará mais fácil com este aguardado pontapé inicial.


Eleições em Encantado

Adroaldo Conzatti (PSDB), o ex-prefeito de Encantado que morreu durante os primeiros meses do seu quarto mandato, em 2021, deverá estar “presente” no pleito municipal de 2024. Eu explico. Nos bastidores da política encantadense, os rumores são fortes a respeito de uma eventual candidatura do filho do ex-gestor, Gílson Conzatti, hoje vereador no município de Piraí. E ele não é o único cotado na família. Rogério, filho de Adroaldo, empresário e presidente do PSDB na cidade, também é cotado para pleitear a principal cadeira do Executivo.


Mais e mais CCs…

Não adianta chorar o leite derramado. O governo de Estrela errou e vai pagar politicamente pelo erro. Não se trata de terra arrasada, é claro. A administração municipal tem apresentado boas soluções para gargalos e problemas históricos. Mas o contribuinte estrelense recebeu muito mal (e com razão) a notícia sobre a criação de mais 28 Cargos de Confiança em meio à crise econômica mundial, momento em que todos precisamos fazer a nossa parte dentro de uma perspectiva de maior austeridade com os recursos públicos e privados. Pegou mal, reforço. Muito mal.


Café no Engenho

O governo de Lajeado quer reocupar os parques tradicionais da cidade. O Parque Histórico deve ser concedido à iniciativa privada em breve. Já o Parque do Engenho, um dos berços da colonização lajeadense, deve receber alguns atrativos no futuro. Uma das ideias é conceder o direito de uso de uma área para a instalação de uma cafeteria. A ideia é permitir estruturas conceitos de contêiner.


Simone na SICTRS

Com a saída de Luís Lamb da Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICTRS), o governador nomeou Alsones Balestrin (que atuou como pró-reitor da Unisinos) como o novo secretário. Mas a boa notícia para o Vale do Taquari é a nomeação da professora da Univates, Simone Stulp, como a Secretaria Estadual Substituta da SICTRS. Ela tem se destacado no movimento Pro_Move e também na direção do Parque Tecnológico da Univates. A posse ocorre hoje.


Avanço do Pro_Move

A comitiva de Lajeado que compareceu ao Rio Innovation Week 2022 ficou decepcionado com a organização do evento carioca. Alteração de cronogramas e outros problemas foram relatados pelos participantes. Mesmo assim, espaços como o Turis Tech, o Agro Rio e a Arena Games foram destacados pelos participantes. E o principal: a certeza cada vez maior de que o movimento Pro_Move está em consonância com as propostas, interesses e anseios das grandes empresas e das startups que buscam e encontram soluções para a rotina da sociedade.


• Além do prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo (PP), ao menos outros três integrantes da comitiva lajeadense que compareceu ao Rio Innovation Week também testaram positivo para covid-19. Todos passam bem. Por outro lado, o secretário de Desenvolvimento, André Bücker, e a primeira-dama, Aline Scapini Caumo, testaram negativo.
• Após o governador Eduardo Leite (PSDB) cumprir um período de isolamento, Ônix Lorenzoni (PL) também testou positivo e vai se isolar. Aliás, Ônix tem melhorado de posição nas recentes pesquisas de votos para o Governo do RS. E ele fala sobre isso no programa A Hora Bom Dia desta quarta-feira.
• Entre os prováveis adversários do Ministro do Trabalho está o petista Edegar Pretto, deputado estadual e ex-presidente da Assembleia gaúcha, e que estará no programa Frente e Verso desta quarta-feira. Em solo gaúcho, Ônix e Edegar representam os lados mais antagônicos da política nacional. E ainda teremos o MDB e o PSDB neste pleito.
• A Câmara de Lajeado vai desistir de uma nova Sessão Extraordinária para análise dos quatro projetos de lei que estavam na Ordem do Dia da sessão passada, e cuja votação foi suspensa mediante liminar da Justiça. Em função do prazo dos recursos, a Mesa Diretora deve aguardar o fim do recesso parlamentar, agendado para 1° de fevereiro, para só então retomar a votação.
• Piso do magistério, contratos com a Corsan e aposentadorias do INSS são pautas em debate na Assembleia da Amvat. O encontro ocorre hoje, a partir das 14h, no Centro Administrativo de Encantado. A palestra será do advogado Gladimir Chiele.


Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais