Após dois anos de incertezas, o Centauros Rugby começa a planejar a temporada 2022. Nessa semana a equipe lançou o Plano Sócio Torcedor Centauros.
“É uma ideia antiga que finalmente estamos tirando do papel”, destaca a presidente Jenifer Harth. O projeto inicial era trazer benefícios aos atletas com parcerias em diferentes segmentos, e a partir disso, levar mais clientes para os parceiros. Com o plano torcedor, o Centauros pretende fidelizar parceiros, aumentar o número de atletas e arrecadar fundos para o clube. “No fim todos ganham.”
Jenifer destaca que quem assinar o plano sócio torcedor terá direito a descontos exclusivos dos parceiros, que variam de 10% a 70%, e em alguns casos esses benefícios se estendem aos familiares dos sócios. “É interessante observar que os produtos/serviços são de interesse do público em geral, não somente para atletas.”
Sobre a expectativa de sócios Jenifer destaca que é difícil mensurar o resultado que o clube alcançará. “Temos a expectativa de conseguirmos em torno de 50 associados em 2022.”
Os valores variam de R$ 15 que é para torcedor e R$ 35 que é voltado para os atletas.
Temporada 2022
O Centauros ainda não retornou aos treinamentos. No dia 21 de janeiro ocorre uma reunião da diretoria do clube para definir a temporada. Um dia depois, ocorre uma reunião de clubes com a Federação Gaúcha de Rugby, onde será feito um levantamento do cenário atual dos clubes e do interesse dos mesmos em jogar os campeonatos. “Sabemos que o período de pandemia foi muito difícil para a maioria deles, sendo que muitos não retornaram as atividades desde 2020, mas acreditamos que um retorno gradual acontecerá esse ano.”
Jenifer destaca que para participar do Centauros basta entrar em contato com o clube pelos canais nas redes sociais. Nos próximos dias serão divulgados maiores informações sobre os horários e locais de treinamentos.
Competições
Sobre os torneios, Jenifer destaca que somente depois da reunião com a Federação que saberá como será o calendário do Centauros. Porém, no dia 19 de março, algumas atletas da equipe disputarão o Torneio Nacional de Seleções Regionais VX. Ainda no primeiro trimestre existe a expectativa dos jogos da categoria feminina e no segundo trimestre os jogos do masculino.
Outros projetos
Em paralelo as competições, o Centauros está focado em outros projetos. No fim de 2021, o clube assinou um convênio com a Administração Municipal de Estrela para oferecer aulas de rugby para crianças de 9 a 12 anos. O projeto vai iniciar em fevereiro.
Em dezembro passado, foi feito o primeiro Abertão de Rugby. Apesar da pouca adesão, as atividades foram um sucesso. “Conseguimos inclusive identificar atletas com potencial para jogar os campeonatos com a gente.”
Jenifer destaca que existe um projeto em fase de aprovação em edital pelo Estado, que prevê a formação de categorias de base do clube, com a duração de um ano, para jovens de 14 a 18 anos. “Esse projeto é bem maior, vai demandar mais tempo para captação de recurso. Se tudo der certo, iniciaremos no 2º semestre, senão, em 2023.”