A vacinação de crianças entre 5 e 11 anos contra a Covid-19 começa nesta quarta-feira, (19), em Lajeado. Neste primeiro momento, serão atendidas crianças que tenham comorbidades e crianças indígenas e quilombolas com e sem comorbidades.
A vacinação das crianças ocorrerá das 8h às 15h, exclusivamente no Posto de Saúde do bairro Montanha (Rua João Sebastiany, 1.312), já que o processo deve ocorrer em local diferente das aplicações em adultos.
As crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis. Caso outra pessoa levar a criança, que não seja o pai ou a mãe, é necessário a apresentação de um termo de responsabilidade. Esse termo está disponível para download aqui e deve estar pronto para entrega no momento da vacinação.
Na segunda-feira (17), Lajeado recebeu a primeira remessa de vacinas pediátricas com 420 doses. Assim que novas doses forem entregues ao município, a vacinação será ampliada de forma escalonada, indo das mais velhas às mais novas, assim como foi na vacinação dos adultos.
Sobre quem pode tomar a vacina
As crianças de 5 a 11 anos que podem tomar a vacina contra a covid-19 a partir desta quarta-feira são as com comorbidade, quilomboras e indígenas sem e com comorbidade.
Para as crianças com comorbidade, serão consideradas aquelas que tenham doenças neurológica, cardiovascular (cardiopatias), hematológicas, renal crônica, hepáticas, obesidade, imunodeficiência, pneumopatias, diabetes mellitus e Síndrome de Down.
Já as crianças indígenas e quilombolas serão abordadas diretamente pelas equipes de saúde para que possam se organizar para a vacinação nesta fase.
Após a aplicação da vacina, a criança ficará em observação por 20 minutos. Segundo a Secretaria de Saúde de Lajeado, esse tempo é necessário para “observar eventos adversos que possam ocorrer logo após a aplicação da vacina”.
Para realizar a vacina, é necessário levar os documentos de identificação do responsável que estiver acompanhando a criança, a carteirinha de vacinação da criança, documento de identificação da criança, assim como documentos comprobatórios da comorbidade.
A vacina que será usada nas crianças é a Comirnaty pediátrica, produzida pelo laboratório Pfizer/Biontech. A vacina será aplicada em duas doses, com intervalo de oito semanas entre a primeira e a segunda dose.
Vacinação contra Covid-19 para crianças entre 5 e 11 anos
Local: Posto de Saúde Montanha (pela entrada principal)
Endereço: Rua João Sebastiany, 1.312 – Bairro Montanha
Horário: 8h às 15h (sem fechar ao meio-dia)
Documentos necessários: documento de identificação do responsável, documento de identificação da criança e carteirinha de vacinação da criança, bem como documento comprobatório da comorbidade, que pode ser um dos três abaixo:
- a) Documento padrão preenchido e assinado por um profissional da saúde que deve estar pronto para entregar no dia da vacinação. O modelo padrão de comprovante está disponível aqui
- b) Receita de medicamento que comprove a comorbidade (receita prescrita há no máximo 12 meses)
- c) Laudo médico atestando a comorbidade.