Nesta quinta-feira (13), a cidade de Lajeado registrou mais uma morte causada por covid-19. A vítima foi uma mulher de 51 anos, que estava internada desde o dia 3 de janeiro, no Hospital Bruno Born (HBB). Com isso, Lajeado soma 217 óbitos ligados ao coronavírus desde o início da pandemia, em março de 2020.
A informação preocupa, já que o município também alcançou nesta quinta-feira alarmantes números de casos positivos. Apenas hoje, 167 novos casos da doença foram confirmados. Desta forma, Lajeado, neste momento, registra 1.040 casos ativos de covid-19. No total, a cidade já teve 17.263 casos desde o início da pandemia.
Lajeado amplia atendimento para casos Covid-19
Devido a essa alta taxa de contágio recentemente registrado, o HBB suspendeu a partir desta quinta-feira todas as visitas aos pacientes internados. Contudo, está autorizada a troca de acompanhante uma vez por turno, das 6h às 20h. Além disso, o Centro Obstétrico autorizará a presença de apenas um acompanhante. No mais, pacientes com sintomas gripais deverão entrar pela entrada do Atendimento 24 Horas, enquanto a entrada de pacientes sem sintomas gripais ocorrerá pela Central de Visitantes.
A Secretaria de Saúde do município também informou que, devido a isso, o Posto de Saúde do Centro funcionará neste sábado (15), das 10h às 16h, sem fechar ao meio-dia, para atender exclusivamente pacientes com sintomas gripais e respiratórios. A medida foi adotada pela Secretaria da Saúde para qualificar e ampliar o atendimento médico de casos suspeitos de contaminação por coronavírus.
Os casos serão avaliados pela equipe de saúde, que fará a orientação e os encaminhamentos necessários para o atendimento. Durante a semana, de segunda a sexta-feira, em caso de sintomas gripais, os pacientes podem buscar atendimento nas Unidades de Saúde de referência do seu bairro.
Já a vacinação contra a covid-19 segue nesta sexta-feira (14), no Caps Adulto, das 8h às 20h. Serão disponibilizadas primeiras doses da vacina para todos os maiores de 12 anos; segundas doses para quem fez a primeira dose da CoronaVac até 17 de dezembro; Oxford/AstraZeneca até 5 de novembro e Pfizer até 24 de dezembro. A dose de reforço está disponível para quem tenha completado o esquema vacinal básico até 14 de setembro ou tenha feito a dose única da Janssen até 14 de novembro.