Menos de 15 dias após entrar em recesso parlamentar, a câmara de Lajeado se reúne hoje pela primeira vez no ano para votação de oito projetos de lei, com destaque para as contratações emergenciais e criação de mais de 80 novas vagas para a área da educação.
A sessão extraordinária inicia às 17h e será a primeira presidida pelo vereador Deolí Gräff (PP), que comandará o Legislativo neste ano. Antes, pela manhã, haverá reunião das comissões para discussão da legalidade das matérias que entrarão em votação no mesmo dia.
As contratações emergenciais atenderão demandas das escolas municipais de educação infantil Criança Esperança e Recanto Infantil.
Ambas são para substituir servidoras que pediram exoneração de seus cargos em 2021. A duração dos contratos são de seis meses, e podem ser renovados por igual período.
Os demais projetos preveem a criação de 19 vagas, sendo duas para agente socioeducativo e 17 para monitor de creche. Segundo o Executivo, são para atender a crescente demanda no atendimento aos alunos da rede municipal. Por fim, há a criação de 63 novos cargos de professor de educação infantil, ensino fundamental anos iniciais e anos finais.
“A Secretaria de Educação precisa destes profissionais para o início do ano letivo. A sessão extraordinária será única e exclusivamente para votação de projetos, sem espaço para discursos”, explica Gräff.
Apoio à Fruki
A câmara tentará novamente votar o projeto de lei que autoriza a cessão de terreno à empresa Bebidas Fruki, no bairro Hidráulica, por cinco anos. A matéria, que beneficia uma das gigantes do setor de bebidas do RS, rendeu polêmica na primeira tentativa.
Na última sessão de 2021, a oposição não deu acordo para votação da proposta em regime de urgência, devido ao curto tempo de análise. Desta vez, foi incluída com antecedência na ordem do dia.