Nos últimos anos o futsal feminino ganhou destaque no Vale do Taquari. Com o surgimento dos times adultos da Alaf, Teutônia Futsal e Águias da Bola, as atenções se voltam para as categorias de base. Idealizado por Vanusa de Rosso, o Águias da Bola começará a trabalhar com crianças nesta temporada.
O projeto social não terá custos e atenderá 80 crianças de 10 a 17 anos. Serão dez atletas por categoria. Além das aulas, o projeto acompanhará as crianças na escola e oferecerá atendimentos profissionais, como psicólogos. “Queremos influenciar as crianças na formação como cidadãs, incluindo elas na sociedade,” destaca Vanuza.
A expectativa sobre o projeto é a melhor possível. “Se nós conseguirmos mudar a vida de uma criança, já atingiremos o nosso objetivo.”
Em um primeiro momento as atividades serão aos sábados pela manhã, no ginásio de esportes do Bairro Santo André, em Lajeado.
Equipe adulta
Em paralelo às atividades do projeto social, o Águias da Bola projeta o time adulto. A princípio seria disputada a Copa Sul Riograndense, mas como o torneio inicia em fevereiro, ficou inviável. “Ficamos paradas por um período, retornamos agora, não tem como participar, por isso vamos jogar alguns campeonatos locais e regionais para nos prepararmos para 2023.”