Lajeado amplia atendimento para casos Covid-19

CORONAVÍRUS

Lajeado amplia atendimento para casos Covid-19

A Secretaria da Saúde (SESA) reforçou o atendimento para acolher o maior número de pacientes que têm buscado os serviços

Lajeado amplia atendimento para casos Covid-19
Divulgação
Lajeado

Devido ao aumento do número de casos de Covid-19 registrados nos últimos dias em Lajeado, a Secretaria da Saúde (SESA) reforçou o atendimento para acolher o maior número de pacientes que têm buscado os serviços. Apenas nesta segunda-feira (10), 207 novos casos foram registrados. Ao total, são 554 casos ativos na cidade.

A SESA reorganizou o formato de atendimento e a nova estrutura já começou a valer hoje. Todas as unidades de saúde, por exemplo, agora são referência para atender casos de síndromes gripais.

Além disso, para não sobrecarregar o sistema de saúde, o Posto de Saúde do Centro funcionará com horário ampliado, das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 18h, com equipe exclusiva, oferta de testagem mediante atendimento médico e demais suportes.

Na sua unidade de saúde de referência, o paciente é avaliado e, a depender do caso, encaminhado para fazer o teste, que está sendo feito no Posto do Centro ou na UPA. Importante lembrar: não há como o paciente ir ao posto apenas fazer o teste, por isso é preciso fazer o atendimento antes.

A avaliação da SESA 

Segundo o secretário municipal da Saúde, o médico pneumologista Cláudio Klein, até agora, este grande aumento do número de casos não tem se refletido no aumento de internações em UTI nem em óbitos. “Estamos atentos e monitorando os números diariamente, assim como em contato com o hospital”, avalia. 

Contudo, Klein ressalta que a população precisa estar ciente disso e contribuir, evitando aglomerações e, principalmente, fazendo o isolamento se tiver a doença. De acordo com o secretário, este aumento dos casos se deve à chegada da nova variante, a Ômicron, que é mais contagiosa, e que teve grande disseminação devido às aglomerações das festas no final do ano. 

“A maioria das infecções está sendo registrada entre pessoas mais jovens, que estão com sintomas leves da doença. Assim, o aumento dos casos ativos não está se refletindo, por enquanto, no atendimento hospitalar”, explica.


Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais